Brasil

Marcos Pontes anuncia oficial da Força Aérea como presidente interino do Inpe

Segundo o governo, ele é formado em Ciências Aeronáuticas

Por G1 05/08/2019 21h09
Marcos Pontes anuncia oficial da Força Aérea como presidente interino do Inpe
Darcton Policarpo Damião - Foto: Miguel Angelo/Portal da Indústria

O ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, anunciou nesta segunda-feira (05) o oficial da Força Aérea Darcton Policarpo Damião como novo presidente interino do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

A troca no comando do órgão acontece em meio a críticas, pelo presidente Jair Bolsonaro, à divulgação de dados sobre desmatamento na Amazônia (leia detalhes mais abaixo).

Em um vídeo publicado em uma rede social, Marcos Pontes afirmou ter levado em conta capacidade de gestão, conhecimento sobre o instituto e conhecimento sobre desmatamento. "Estamos no processo de substituição do presidente do Inpe. Nesse processo, temos de colocar um diretor interino. Depois, fazer a chamada para um comitê de busca, para eleger uma lista tríplice e dessa lista tríplice sai o novo diretor", afirmou o ministro no vídeo.

Mais cedo, nesta segunda-feira, Marcos Pontes já havia dito que cogitava nomear um militar da Aeronáutica para o cargo. Segundo o Ministério da Ciência e Tecnologia, o novo presidente do Inpe é formado em Ciências Aeronáuticas pela Academia de Força Aérea.

"Ele é doutor na área de desmatamento, tem passagem pelo Inpe, é uma pessoa de confiança logicamente e é uma pessoa que tem capacidade de gestão já demonstrada nos diversos cargos que exerceu", afirmou Marcos Pontes no vídeo em que anunciou a escolha.

De acordo com o ministro da Ciência e Tecnologia, o nome de Darcton Policarpo Damião será enviado à Casa Civil, e a substituição deve ser confirmada ainda nesta semana.

Troca no comando do Inpe

Na semana passada, o então presidente do órgão, Ricardo Magnus Osório Galvão, anunciou que deixaria o cargo. Ele fez o anúncio após ter se reunido com Marcos Pontes e em meio às críticas de Bolsonaro à divulgação de dados sobre desmatamento na Amazônia.

Bolsonaro e o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, chegaram a convocar uma entrevista coletiva no Palácio do Planalto para contestar os dados do Inpe. Poucas horas após essa entrevista coletiva, o subprocurador-geral da República, Nívio de Freitas Filho, divulgou uma nota afirmando que o "inconformismo" do governo com os dados é "inaceitável" porque o Inpe trabalha com "extremo rigor".

Entidades ligadas ao setor também divulgaram notas à imprensa na semana passada para lamentar a exoneração de Ricardo Galvão.

Comunicado

Leia a íntegra do comunicado divulgado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia sobre o assunto:

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações - MCTIC informa que, nesta 2. feira (05), o Dr. Darcton Policarpo Damião foi escolhido para substituir interinamente o Sr. Ricardo Galvão na diretoria do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Darcton Policarpo Damião possui um currículo extenso com graduação em Ciências Aeronáuticas na Academia da Força Aérea - AFA, MBA em Gestão Empreendedora pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA, mestrado em Sensoriamento Remoto pelo INPE, doutorado em Desenvolvimento Sustentável na Universidade de Brasília - UnB dentre outros cursos.

Conheça o currículo completo: http://lattes.cnpq.br/9879305049177191

Com relação ao processo de escolha do diretor definitivo será por comitê de busca com lista tríplice pelo o MCTIC, em data a ser definida.