Cidades

Membros do Comitê de Prevenção ao Suicídio de Girau do Ponciano participam de reunião no COAP/MPE

Eles discutiram a implantação de comitê de prevenção ao suicídio e automutilação

Por Assessoria 15/09/2019 09h09
Membros do Comitê de Prevenção ao Suicídio de Girau do Ponciano participam de reunião no COAP/MPE
Pauta foi criação de comitê preventivo para tratar da saúde mental de adolescentes e jovens de Girau do Ponciano - Foto: Assessoria

Empenhado em combater e reduzir os altos índices de suicídio, não só no município, mas como em todo o estado, o Comitê de Prevenção aos Agravos da Depressão e Suicídio de Girau do Ponciano, encaminhou cinco de seus membros para uma reunião com a Promotora Dra. Micheline Tenório, membro do Centro de Apoio Operacional às Promotorias – COAP.

Na pauta da reunião, realizada a convite do MP-AL, estava a implantação de Comitês Regionais de Prevenção da Automutilação e do Suicídio nas Regiões de Saúde, tomando como modelo o Comitê de Girau do Ponciano, por ter sido o primeiro do estado neste seguimento e já acumular uma experiência tendo realizado diversas ações no município.

Na ocasião o comitê girauense apresentou as ações realizadas, a portaria de nomeação dos membros, boletim epidemiológico e fluxograma de atuação. Uma de suas últimas ações foi implantar o ambulatório de psicologia para os pacientes vítimas de suicídio, atitude esta que foi bastante elogiada pela Promotora Dra. Micheline Tenório.

A reunião aconteceu no prédio do Núcleo em Defesa da Saúde Pública - Centro de Apoio Operacional às Promotorias - COAP/ MPAL em Maceió, onde o comitê girauense foi convidado a participar de reuniões, levando a experiência adquirida para ser implantada em outros municípios alagoanos. A secretária de Saúde de Girau do Ponciano e membro do comitê, Gorete Santana, falando em nome do prefeito David Barros, colocou-se a disposição para apoiar o MPE no que for preciso neste projeto de trabalhar regionalizados.