Goiás registra terceiro ‘redemoinho de fogo’ em menos de uma semana
De acordo com especialistas, esse tipo de fenômeno, que se forma em queimadas, precisa de excesso de calor para acontecer, além de baixa umidade do ar, o que tem acontecido no estado nos últimos dias
Só na última semana, o estado de Goiás já registrou três “redemoinhos de fogo”. Formados, geralmente, em áreas abertas onde estejam acontecendo queimadas, o primeiro deles apareceu na última terça-feira (10), em Santa Helena de Goiás, seguido de outro, na quinta-feira (12), registrado no mesmo local. Neste final de semana, um terceiro fenômeno assustou a população, desta vez em Jandaia.
Em um deles, é possível ouvir a pessoa que estava filmando ficar impressionada com a altura do redemoinho. “É, moçada, mais uma vez. Trem feio. Olha a altura do redemoinho que está se formando”. Em outro, os moradores também se chocam: “Olha a altura. Tem mais de cem metros”.
De acordo com especialistas, esse tipo de fenômeno, que se forma em queimadas, precisa de excesso de calor para acontecer, além de baixa umidade do ar, o que tem acontecido no estado nos últimos dias. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) chegou a emitir, inclusive, um comunicado de “grande perigo” para a Goiás, que registrou umidade do ar média de 12%, chegando a 8. Os termômetros chegaram a atingir os 38ºC.
Veja também
Últimas notícias
IPTU 2026: Sétima parcela vence na quarta-feira (30); saiba como emitir a guia
Ministro destaca que Daniel foi um dos principais articuladores do VLT de Arapiraca
Área Social do Clube do Servidor será aberta apenas no domingo (27), em Arapiraca
Projeto Poste Limpo já retirou mais de 300 toneladas de fiação em 18 bairros de Maceió
Dois réus são condenados por mortes de pescador e adolescente em Maceió
Vizinho ouve pedidos de socorro e homem é preso por violência doméstica em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
