Goiás registra terceiro ‘redemoinho de fogo’ em menos de uma semana
De acordo com especialistas, esse tipo de fenômeno, que se forma em queimadas, precisa de excesso de calor para acontecer, além de baixa umidade do ar, o que tem acontecido no estado nos últimos dias
Só na última semana, o estado de Goiás já registrou três “redemoinhos de fogo”. Formados, geralmente, em áreas abertas onde estejam acontecendo queimadas, o primeiro deles apareceu na última terça-feira (10), em Santa Helena de Goiás, seguido de outro, na quinta-feira (12), registrado no mesmo local. Neste final de semana, um terceiro fenômeno assustou a população, desta vez em Jandaia.
Em um deles, é possível ouvir a pessoa que estava filmando ficar impressionada com a altura do redemoinho. “É, moçada, mais uma vez. Trem feio. Olha a altura do redemoinho que está se formando”. Em outro, os moradores também se chocam: “Olha a altura. Tem mais de cem metros”.
De acordo com especialistas, esse tipo de fenômeno, que se forma em queimadas, precisa de excesso de calor para acontecer, além de baixa umidade do ar, o que tem acontecido no estado nos últimos dias. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) chegou a emitir, inclusive, um comunicado de “grande perigo” para a Goiás, que registrou umidade do ar média de 12%, chegando a 8. Os termômetros chegaram a atingir os 38ºC.
Veja também
Últimas notícias
Governador em exercício visita Campus IV da Uneal em São Miguel dos Campos
TRE/AL suspende retirada de cartazes e materiais de manifestação política na Ufal
Polícia apreende armas de fogo e munições no bairro Canafístula, em Arapiraca
Jovem morre após cair de moto e ser atingida por caminhão no São Jorge
Concurso da Saúde de Alagoas terá provas em 1º de novembro; veja horários
Arapiraca vai investir em motos para fiscais combaterem descarte irregular de lixo
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
