Governo aplicou R$ 36 milhões em multas ambientais no 1º mês de Operação
“Nós temos preocupação no norte do Mato Grosso"

Os órgãos do Governo Federal aplicaram mais de R$ 36 milhões em multas ambientais no primeiro mês da Operação Verde Brasil. Foram utilizados no combate aos incêndios e aos crimes ambientais na Amazônia mais de 8 mil militares e integrantes de agências municipais, estaduais e federais; 143 viaturas; 12 aeronaves; e 87 embarcações.
Todo esse aparato contribuiu para o combate a 571 focos de incêndio por meio terrestre e a 321 por meio aéreo. A grande maioria deles, como explica o coordenador de combate do ICMBio, Christian Berlivek, criminoso. “Nessa época, com céu azul, não temos chuva. Então não temos raios. A maior parto de fogo é de origem humana. Têm aqueles que são passíveis de autorização e os que não são.”
A operação, autorizada pelo presidente da República, implicou nas apreensões de 63 pessoas, de 28 veículos e de mais de 20 mil metros cúbicos de madeira ilegal. Além disso, 4 madereiras ilegais foram interditadas, 8 pontes e 15 acampamentos clandestinos destruídos, e 112 termos de infração aplicados.
Números que, na avaliação do Governo Federal, mostram o sucesso do uso das forças armadas no combate aos incêndios e aos crimes ambientais.
De qualquer forma, como explica o ministro da Defesa, general Fernando Azevedo e Silva, os trabalhos continuam. “Nós temos preocupação no norte do Mato Grosso, sul do Pará, Tocantins e Maranhão. Inclusive, fora da Amazônia Legal.”
Veja também
Últimas notícias

Traficante é preso escondido com drogas em barraco improvisado no Pilar

Homem com tornozeleira eletrônica é flagrado com maconha durante abordagem em Palmeira dos Índios

Homem bêbado é preso por ameaçar esposa no bairro Jacintinho
![[Vídeo] Motorista embriagado tenta fugir de abordagem polícia, é perseguido e preso em Craíbas](https://img.7segundos.com.br/mBc7Ooka9ucY7mCBB52zNuX3IAA=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/captura-de-tela-2025-07-03-as-082137.png)
[Vídeo] Motorista embriagado tenta fugir de abordagem polícia, é perseguido e preso em Craíbas

Suspeito de tentativa de estupro é espancado e preso no bairro Santa Amélia

Deputado Fabio Costa vota por endurecer progressão de pena para crimes hediondos
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
