Histórias reais marcam evento sobre prevenção ao suicídio em Arapiraca
Programação foi promovida pelo Hospital Regional
O histórico de suicídios em seu lar não tirou da advogada Paula Tainá a coragem de falar sobre o assunto. Ela foi uma das palestrantes do evento “Falar é a melhor solução”, promovido pelo Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho, em Arapiraca, e que teve como foco o Setembro Amarelo. A culminância da programação aconteceu nesta segunda-feira (30).
No evento, dividindo a bancada com a jovem, o provedor do Hospital, Geraldo Magela, e a assistente social Eliane Félix, coordenadora do Núcleo de Humanização. O debate aconteceu no auditório que leva o nome do jovem Michell Alexandre, falecido em 2017, vítima de suicídio.
“O que você faz com o sofrimento é o que vai definir sua vida. O presente é tudo que a gente tem. Pensem em todos os dias quando acordarem: qual o sentido da vida? Para mim, qual é a minha missão? Sempre continuar”, falou Paula, que perdeu três irmãos de forma similar.
Ainda segundo Paula, que é vice-presidente da Mulher Advogada da OAB Arapiraca, os fatos ocorridos em sua família despertaram nela o sentido da vida e do valor das pessoas, ensinando, através da dor e do sofrimento, a tentar ser uma pessoa melhor, dando mais valor ao próximo.
O evento teve abertura musical com o cantor Neusvaldo, que entoou o hino nacional ao som do saxofone, além da participação do artista Lobinho e do cantor César Soares, que também relatou sua luta contra a depressão.
Para o provedor Geraldo Magela, o evento representa um cuidado com toda equipe, além de permitir a reflexão sobre o sentido da vida e das relações. “A gente precisa aceitar o outro sem julgamentos”, colocou.
Setembro Amarelo
O Setembro Amarelo foi destaque durante todo o mês no Hospital Regional de Arapiraca através de uma série de dinâmicas, palestras e conversas.
“Trabalhamos no sentido de tocar no coração uns dos outros, fortalecendo relações e falando que estamos aqui, queremos ouvir você”, falou Eliane Felix, que fez a abertura do evento com uma dobradinha com o cantor Cezar Soares. Eles cantaram a música “Como vai você”, de Roberto Carlos.
Estresse Médico
Um dos temas abordados na programação foi o Estresse Médico, relacionado às rotinas hospitalares, familiares e de relação próxima com sofrimentos, o que tem levado esses profissionais também ao ranking do suicídio.
“Essa é uma preocupação social, pois não difere classe social, financeira, idade. Precisamos buscar uns nos outros ajuda e melhorias de relacionamento, tratando do ser humano em sua saúde mental também”, comentou o diretor médico Ulisses Pereira.
A palestra contou com a presença de funcionários, colaboradores, diretores e convidados.
Veja também
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
