Histórias reais marcam evento sobre prevenção ao suicídio em Arapiraca
Programação foi promovida pelo Hospital Regional
O histórico de suicídios em seu lar não tirou da advogada Paula Tainá a coragem de falar sobre o assunto. Ela foi uma das palestrantes do evento “Falar é a melhor solução”, promovido pelo Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho, em Arapiraca, e que teve como foco o Setembro Amarelo. A culminância da programação aconteceu nesta segunda-feira (30).
No evento, dividindo a bancada com a jovem, o provedor do Hospital, Geraldo Magela, e a assistente social Eliane Félix, coordenadora do Núcleo de Humanização. O debate aconteceu no auditório que leva o nome do jovem Michell Alexandre, falecido em 2017, vítima de suicídio.
“O que você faz com o sofrimento é o que vai definir sua vida. O presente é tudo que a gente tem. Pensem em todos os dias quando acordarem: qual o sentido da vida? Para mim, qual é a minha missão? Sempre continuar”, falou Paula, que perdeu três irmãos de forma similar.
Ainda segundo Paula, que é vice-presidente da Mulher Advogada da OAB Arapiraca, os fatos ocorridos em sua família despertaram nela o sentido da vida e do valor das pessoas, ensinando, através da dor e do sofrimento, a tentar ser uma pessoa melhor, dando mais valor ao próximo.
O evento teve abertura musical com o cantor Neusvaldo, que entoou o hino nacional ao som do saxofone, além da participação do artista Lobinho e do cantor César Soares, que também relatou sua luta contra a depressão.
Para o provedor Geraldo Magela, o evento representa um cuidado com toda equipe, além de permitir a reflexão sobre o sentido da vida e das relações. “A gente precisa aceitar o outro sem julgamentos”, colocou.
Setembro Amarelo
O Setembro Amarelo foi destaque durante todo o mês no Hospital Regional de Arapiraca através de uma série de dinâmicas, palestras e conversas.
“Trabalhamos no sentido de tocar no coração uns dos outros, fortalecendo relações e falando que estamos aqui, queremos ouvir você”, falou Eliane Felix, que fez a abertura do evento com uma dobradinha com o cantor Cezar Soares. Eles cantaram a música “Como vai você”, de Roberto Carlos.
Estresse Médico
Um dos temas abordados na programação foi o Estresse Médico, relacionado às rotinas hospitalares, familiares e de relação próxima com sofrimentos, o que tem levado esses profissionais também ao ranking do suicídio.
“Essa é uma preocupação social, pois não difere classe social, financeira, idade. Precisamos buscar uns nos outros ajuda e melhorias de relacionamento, tratando do ser humano em sua saúde mental também”, comentou o diretor médico Ulisses Pereira.
A palestra contou com a presença de funcionários, colaboradores, diretores e convidados.
Veja também
Últimas notícias
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Colisão entre carro e moto deixa homem ferido em Palmeira dos Índios
Edilza Alves amplia articulação por recursos e se reúne com secretário da Agricultura
Entenda os pontos em negociação na retal final da COP30
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
