Molusco contagioso é de fácil transmissão e comum em crianças
Vírus se espalha pelo contato e provoca bolinhas salientes na pele; tratamento mais eficaz é feito pelo dermatologista em consultório
Comum em crianças, o molusco contagioso é uma infecção na pele que pode atingir também adultos saudáveis.
Os sintomas são pequenas bolinhas salientes na região contaminada. O vírus que causa o molusco contagioso é altamente transmissível pelo contato.
O médico dermatologista Marco Antônio de Oliveira explica por que crianças normalmente são mais infectadas.
"A imunidade das crianças para vírus não é tão alta quanto dos adultos."
Além disso, crianças em idade escolar costumam ter muito contato físico entre si, o que facilita com que o vírus circule em escolas e creches.
Adultos podem também ser infectados sexualmente. Nesses casos, as lesões aparecem na região genital.
Em qualquer idade, coçar ou cutucar as lesões faz com que elas se espalhem mais, acrescenta o dermatologista.
O tratamento mais eficaz é feito pelo médico dermatologista em consultório. A curetagem, uma espécie de raspagem da lesão, elimina de vez as bolinhas.
"[O molusco contagioso] pode regredir espontaneamente, mas também pode aumentar", ressalta Oliveira, frisando a importância de procurar um médico assim que perceber as alterações na pele.
Veja também
Últimas notícias
Carro colide com poste na Avenida Comendador Gustavo Paiva, em Jacarecica
Globo de Ouro 2026: tudo sobre a premiação que indicou "O Agente Secreto"
Suspeito de assalto é detido após ser flagrado portando arma de fogo na Cidade Universitária
PM flagra crimes de tráfico e cativeiro ilegal de aves silvestres
Homem é preso por agredir mulher e filho de 1 ano na Cidade Universitária
[Vídeo] João Gomes chora ao receber presentes das filhas de Kara Véia antes de show em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
