Crianças do Projeto Filhos do Sertão, de Girau, recebem bombeiros militares para uma manhã de lazer
Para fazer parte do projeto, segundo o voluntário, as crianças têm que frequentar a escola e tirar boas notas
As crianças do Projeto Filhos do Sertão Transformando Vidas, da comunidade do Sítio Alecrim, em Girau do Ponciano, viveram na manhã deste sábado (19), momentos que jamais sairão de suas mentes, ao receberem os Bombeiros Militares de Arapiraca, que durante quase três horas, tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho desses profissionais que salvam vidas.
Para as crianças do projeto, na faixa etária entre 6 e 15 anos, que foram acompanhadas pelos pais, presenciar um carro dos Bombeiros, onde nunca tiveram a oportunidade de ver de perto, só através das imagens da televisão, disseram que jamais vão esquecer este momento mágico.
Para o sargento Fernando, que participou das atividades, a cada ocorrência em que ele participa para salvar vidas, seja de um avivamento ou um incêndio, são momentos de emoção, mas passar seus ensinamentos para crianças carentes, ultrapassa todas essas emoções, porque vai permanecer nas mentes de cada uma, afirmou o sargento.
Ele disse também que é uma maneira de levar o Corpo de Bombeiros até as comunidades, especialmente para as crianças, que tem como heróis os bombeiros, mas carinhosamente chamados de homens de fogo.
Um dos momentos de maior concentração das crianças, aconteceu quando o sargento Fernando, explicava quais os procedimentos que uma criança teria que tomar, caso o seu irmãozinho mais novo sofresse um engasgo ou mesmo que sentisse um princípio de incêndio no botijão de gás.
Ele também alertou as crianças para não passarem trotes, porque poderiam tirar os bombeiros de uma ocorrência muita séria no salvamento de vidas.
O Projeto Filhos do Sertão, é coordenado pelo Guarda Municipal de Arapiraca, o voluntário Paulo Marcelo, que em seus dias de folga dedica parte do tempo as crianças, com técnicas salvamento.
Para fazer parte do projeto, segundo o voluntário, as crianças têm que frequentar a escola e tirar boas notas.
"O projeto tem como objetivo formar cidadãos e preparar essas crianças para enfrentar a vida," disse ele.
Um dos símbolos desse projeto, que serve como incentivo, é o jovem Igor Davi, portador de Síndrome de Down, que simbolicamente recebeu a patente de coronel do Corpo de Bombeiros de Alagoas, onde veste o uniforme da corporação, participando de atividades recreativas com crianças de escolas do estado de Alagoas.
Ainda durante as atividades, as crianças participar de uma corrida acompanhadas pelos bombeiros e o carro com a sirene ligada, chamando a atenção das pessoas, onde em sua grande maioria, nunca tiveram a oportunidade de ver de perto uma viatura do Corpo de Bombeiros.
Ao retornarem da corrida, as crianças foram agraciados com um banho de mangueira do carro de bombeiros, fazendo a festa para refrescar o calor.
Participaram das atividades na manhã deste sábado, Sargento Ventura e o cabo Ferraz.
Veja também
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
