“Se você se cuida, se você se ama, você tem uma vida melhor”, afirma ginecologista
Familiares de pacientes do HE do Agreste participaram de evento em alusão ao Outubro Rosa

Os participantes do “Projeto preparando a volta para casa” do Hospital de Emergência do Agreste participaram, na tarde desta segunda-feira (21), de uma palestra sobre a prevenção dos tipos de cânceres femininos em alusão ao Outubro Rosa.
Coordenado pela psicóloga Mônica Leal, os familiares do projeto tiveram uma palestra, ministrada pela ginecologista Afra Barbosa. Para a ginecologista as ações deveriam acontecer o ano inteiro. “O nosso evento visa chamar a atenção para a prevenção do câncer feminino, só que o Outubro Rosa não deveria ser só em outubro, uma mulher tem que ter a prevenção anualmente e não é só mama, mal também a útero e ovário, não podemos esquecer que somos um ser humano por inteiro, então hoje, nesse bate papo informal, chamamos a atenção para que as mulheres procurem um médico. A mulher deve procurar se conhecer, se tocar e ver se tem algo diferente para fazer a prevenção”.
A médica alertou sobre o HPV, o principal causador de câncer no útero. “A coisa mais comum que leva ao câncer de útero é o HPV, e não está escrito na testa de ninguém sou portador, temos que chamar a atenção dos jovens que hoje em dia fica com um e com outro, então tem que se prevenir, usar camisinha, tomar a vacina, ficar de olho nas orientações”.
“Se você se cuida, se você se ama, você tem uma vida melhor, a gente tem que se matar, o câncer é um doença que não é só do paciente, é da família inteira, mexe como todos. Então se já há um histórico na família, o fator hereditariedade ninguém pode combater, mas podemos ter prevenção, fazer atividade física, ter uma alimentação saudável, e momentos de lazer”, finalizou Afra Barbosa.
Veja também
Últimas notícias

Pinguim encalha morto em praia de Maragogi

Operação de ônibus será reforçada para partida entre CRB X Cruzeiro no Trapichão

Psicólogos e assistentes sociais questionam nova exigência em carga horário na Educação

Inflamação silenciosa do coração pode causar morte súbita, alerta cardiologista alagoano

Motociclista sofre lesão no tórax após colidir moto na traseira de veículo em Maragogi

Após repercussão de exoneração, Defensoria Pública anuncia novo defensor para atuar em caso Braskem
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
