Vazão do reservatório de Xingó será aumentada para viabilizar deslocamento de embarcação
Canoa Luzitânia Canoa de Tolda/Divulgação Segundo a Canoa de Tolda

Após o término, a operação retornará para a defluência média aplicada em novembro. Usina Hidrelétrica de Xingó Chesf/Divulgação A vazão de água do reservatório de Xingó, que compreende trechos do Rio São Francisco nos estados de Alagoas e Sergipe, será elevada a partir desta segunda-feira (18). O aumento será em razão do deslocamento da embarcação 'Canoa de Tolda Luzitânia' para a execução de serviço de manutenção.
O início da manobra estava programado para o dia 11 de novembro, porém foi adiada em virtude da previsão de aumento da geração eólica Nordeste, o que dificultaria a compatibilização da geração hidráulica nas usinas do Complexo de Paulo Afonso e Xingó. Defluência a partir da elevação: Segunda-feira (18/11): 1.080 m³/s Terça-feira (19/11): 1.373 m³/s Quarta-feira (20/11): 1.777 m³/s Quinta-feira (21/11): 1.400 m³/s Após o término, a operação retornará para a defluência média aplicada em novembro.
Canoa Luzitânia Canoa de Tolda/Divulgação Segundo a Canoa de Tolda - Sociedade Socioambiental do Baixo São Francisco, responsável pela embarcação que é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a situação da canoa Luzitânia é vulnerável, já que ela não pode ficar indefinidamente exposta ao sol, com risco de comprometimento de colagens de sua estrutura. As altas temperaturas, que já ocorrem em meio de primavera, provocam variações dimensionais que podem trincar as juntas e elementos colados o que significaria a possibilidade de que as colagens tenham que ser refeitas.
Veja também
Últimas notícias
Sistema de Esgotamento Sanitário transforma Teotônio Vilela com investimento de R$ 30,2 milhões assegurado por Arthur Lira

Descartada suspeita de intoxicação por metanol de jovem no interior de Alagoas

Turismo diferente: parentes viajam à Colômbia para se submeter juntos a cirurgias plásticas no valor de R$ 360 mil

Yuri Lima apaga todas as fotos com Iza nas redes sociais

Acidente entre moto e caminhão deixa mulher morta Av. Josefa de Melo, em Maceió

Dentista de Arapiraca é investigada por usar silicone industrial e necrosar glúteos de pacientes
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
