Vazão do reservatório de Xingó será aumentada para viabilizar deslocamento de embarcação
Canoa Luzitânia Canoa de Tolda/Divulgação Segundo a Canoa de Tolda

Após o término, a operação retornará para a defluência média aplicada em novembro. Usina Hidrelétrica de Xingó Chesf/Divulgação A vazão de água do reservatório de Xingó, que compreende trechos do Rio São Francisco nos estados de Alagoas e Sergipe, será elevada a partir desta segunda-feira (18). O aumento será em razão do deslocamento da embarcação 'Canoa de Tolda Luzitânia' para a execução de serviço de manutenção.
O início da manobra estava programado para o dia 11 de novembro, porém foi adiada em virtude da previsão de aumento da geração eólica Nordeste, o que dificultaria a compatibilização da geração hidráulica nas usinas do Complexo de Paulo Afonso e Xingó. Defluência a partir da elevação: Segunda-feira (18/11): 1.080 m³/s Terça-feira (19/11): 1.373 m³/s Quarta-feira (20/11): 1.777 m³/s Quinta-feira (21/11): 1.400 m³/s Após o término, a operação retornará para a defluência média aplicada em novembro.
Canoa Luzitânia Canoa de Tolda/Divulgação Segundo a Canoa de Tolda - Sociedade Socioambiental do Baixo São Francisco, responsável pela embarcação que é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a situação da canoa Luzitânia é vulnerável, já que ela não pode ficar indefinidamente exposta ao sol, com risco de comprometimento de colagens de sua estrutura. As altas temperaturas, que já ocorrem em meio de primavera, provocam variações dimensionais que podem trincar as juntas e elementos colados o que significaria a possibilidade de que as colagens tenham que ser refeitas.
Veja também
Últimas notícias

Deputado Leonam Pinheiro repudia assassinato de mulher morta a facadas no Jacintinho

JHC e Marina Candia escolhem primeiro hospital público de Maceió para o nascimento do segundo filho

FPI aponta falhas em carros-pipa e alerta para risco à saúde em Pão de Açúcar

Homem que matou ex a facadas no Jacintinho diz não aceitava fim do relacionamento

Relator da CPMI do INSS, Alfredo Gaspar afirma que seguirá o ‘rastro do dinheiro desviado’
![[Vídeo] Colisão deixa feridos e carro virado na Avenida Afrânio Lages, em Maceió](https://img.7segundos.com.br/k8OCN3_2lqvyGRxgC26xRArjYjY=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-08-23-at-114853.jpeg)
[Vídeo] Colisão deixa feridos e carro virado na Avenida Afrânio Lages, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
