SAMU Arapiraca registrou 6.569 atendimentos nos últimos três meses
Novo diretor, Lucas Acioly, diz que desafio é garantir o atendimento cada vez mais rápido
                            A base do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), em Arapiraca, é responsável por outras 19 Bases Descentralizadas. Quem está na direção da base é Lucas Acioly Dorville, 25, que vinha exercendo a função de coordenador administrativo. Ele assumiu o cargo em substituição a Maria Aparecida Yone Moura, que ficou pouco tempo na direção, após ter sucedido Diego Albuquerque, em julho deste ano. Nos últimos três meses (setembro, outubro e novembro) o SAMU registrou 6.569 atendimentos.
Na avaliação de Lucas Acioly, o maior desafio é garantir o atendimento cada vez mais rápido para à população. Para isso, há uma meta de reduzir ainda mais o chamado tempo resposta, que vai desde a comunicação até a chegada da equipe no local do fato.
Para que isso ocorra, é preciso haver a contribuição da população facilitando a passagem das ambulâncias no trânsito. “Geralmente a população ajuda. Geralmente, quando veem as ambulâncias do SAMU, vão abrindo espaço, deixando passar, para chegar cada vez mais rápido,” declarou Lucas Acioly. Ele também ressaltou a importância dos conhecidos Pelicanos, que são os socorristas que atuam nas motos, as chamadas motolâncias, que ajudam bastante na redução de sequelas para os pacientes.
Em Arapiraca e região agreste, boa parte dos atendimentos é referente a vítimas de acidentes no trânsito, notadamente com moto. Para isso, a estrutura do SAMU disponibiliza as Unidades de Suporte Avançado (USA), inclusive para atendimento neonatal, Unidades de Suporte Básico (USB), motolâncias e o helicóptero Falcão 05, que quando é necessário a solicitação é feita através do médico regulador. Outro serviço prestado, é no transporte de pacientes para a realização de transplantes.
Bases Descentralizadas
As 19 bases descentralizadas e coordenadas por Arapiraca, estão localizadas nos municípios de Penedo, Ouro Branco, Delmiro Gouveia, Pão de Açúcar, Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios, Cacimbinhas e Maribondo. Também são gerenciadas pela Central Arapiraca, as cidades de Porto Real do Colégio, Campo Alegre, Mata Grande, Girau do Ponciano, São Sebastião, São José da Tapera, Inhapi, Piranhas, Olho D´Água do Casado, Batalha e Traipu.
Lucas Acioly destacou que o número de ocorrências costuma aumentar bastante neste período de final do ano, “mas nossa equipe está bastante capacitada para atender a população, independente do número de demandas,” informou.
Veja também
Últimas notícias
            Comoção e revolta marcam enterro de jovem morta durante tentativa de venda de drone em São Paulo
            Alfredo Gaspar denuncia desvio de R$ 221 milhões e critica impunidade na CPMI do INSS
            TJ inicia Semana da Conciliação com quase 3 mil casos pautados em Alagoas
            Castro defende no STF operação que deixou mais de 120 mortos no Rio
            Secretaria de Estado da Saúde dá início à Campanha Novembro Roxo
            Hospital da Mulher de AL realiza mais de mil mamografias durante o Outubro Rosa
Vídeos e noticias mais lidas
		Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
		Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
		[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
		Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
		