[Vídeo] Conselho Tutelar investiga caso de irmãos em situação de abandono em Girau do Ponciano
Situação sensibilizou membros de ONG que chegaram a levar criança a hospital
A situação de abandono e de extrema miséria vividas por sete irmãos na comunidade de Chã do Pai Gonçalo, município de Girau do Ponciano, sensibilizou membros de um grupo solidário que atua na região. Eles tomaram a iniciativa de levar uma das crianças para o Hospital Regional em Arapiraca, no último domingo.
"Quando chegamos, encontramos quatro crianças sozinhas. Os pais tinham levado uma parte dos filhos para a feira e o restante das crianças ficaram sozinhas em casa, inclusive o caçula de dois anos", afirma Simone, integrante do grupo.
De acordo com ela, a criança estava deitada próximo das próprias fezes e estava apática. "Não era a primeira vez que nos deparamos com essa situação, já vinhamos acompanhando essa família e esse menino, inclusive, já teve pneumonia antes. Diante da situação que o encontramos, decidimos levá-lo para o Hospital Regional", relata.
Na unidade de saúde, o diagnóstico: fome. A criança estava com fraqueza porque fazia muitas horas desde que havia sido alimentada pela última vez. Após atendimento médico, foi liberada. Segundo a assessoria do Hospital Regional, o Serviço Social entrou em contato com o Conselho Tutelar de Girau do Ponciano, que afirmou que o caso receberá acompanhamento e marcou uma visita técnica a família para a tarde desta segunda (06).
Simone conta que o grupo solidário vinha ajudando a família que vive em uma casa em condições insalubres. "Já reformamos a casa, já fizemos doações de móveis, fizemos tudo que podíamos, mas infelizmente não tem condições cuidar dessas crianças. As crianças tem marcas de agressão e filmamos um dos meninos contanto que foi queimado com uma brasa pelo pai. Levamos o caso também ao Conselho Tutelar e, se em uma semana nada for feito, iremos pessoalmente levar o caso às autoridades. Não é só uma questão de pobreza, é desumana a maneira como eles vivem", ressaltou.
O conselheiro tutelar Flávio Rodrigues da Silva afirmou que as primeiras denúncias contra a família de Chã do Pai Gonçalo chegaram no último sábado e davam conta apenas da situação de miséria que as crianças viviam. "A primeira informação que recebemos é que as crianças estavam em situação de extrema vulnerabilidade social e, no domingo, o hospital entrou em contato conosco sobre o menino de dois anos, que não chegou a ficar internado. Não chegou ao nosso conhecimento essa situação de maus tratos", declarou, explicando que as denúncias serão apuradas na visita técnica marcada para a tarde desta segunda.
"Caso seja comprovada a situação de abandono ou de maus tratos, ele serão representados na Polícia Civil e medidas proteticas em relação a essas crianças poderão ser adotadas", disse.
Veja também
Últimas notícias
Homem é preso com 6 kg de maconha escondidos dentro do fogão no bairro Canaã
Jovem é encontrado morto com cabeça decapitada no município de Porto Calvo
Polícia aponta ligação entre homem preso em forro de residência e homicídio de agiota encontrado carbonizado
Homem é preso com drogas escondidas entre roupas de recém-nascido em Arapiraca
Ator e diretor Alexandre Barillari retorna ao Circuito Penedo de Cinema com oficina
Polícia recuperado carro furtado em festa no município de Colônia Leopoldina
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
