[Vídeo] Conselho Tutelar investiga caso de irmãos em situação de abandono em Girau do Ponciano
Situação sensibilizou membros de ONG que chegaram a levar criança a hospital
A situação de abandono e de extrema miséria vividas por sete irmãos na comunidade de Chã do Pai Gonçalo, município de Girau do Ponciano, sensibilizou membros de um grupo solidário que atua na região. Eles tomaram a iniciativa de levar uma das crianças para o Hospital Regional em Arapiraca, no último domingo.
"Quando chegamos, encontramos quatro crianças sozinhas. Os pais tinham levado uma parte dos filhos para a feira e o restante das crianças ficaram sozinhas em casa, inclusive o caçula de dois anos", afirma Simone, integrante do grupo.
De acordo com ela, a criança estava deitada próximo das próprias fezes e estava apática. "Não era a primeira vez que nos deparamos com essa situação, já vinhamos acompanhando essa família e esse menino, inclusive, já teve pneumonia antes. Diante da situação que o encontramos, decidimos levá-lo para o Hospital Regional", relata.
Na unidade de saúde, o diagnóstico: fome. A criança estava com fraqueza porque fazia muitas horas desde que havia sido alimentada pela última vez. Após atendimento médico, foi liberada. Segundo a assessoria do Hospital Regional, o Serviço Social entrou em contato com o Conselho Tutelar de Girau do Ponciano, que afirmou que o caso receberá acompanhamento e marcou uma visita técnica a família para a tarde desta segunda (06).
Simone conta que o grupo solidário vinha ajudando a família que vive em uma casa em condições insalubres. "Já reformamos a casa, já fizemos doações de móveis, fizemos tudo que podíamos, mas infelizmente não tem condições cuidar dessas crianças. As crianças tem marcas de agressão e filmamos um dos meninos contanto que foi queimado com uma brasa pelo pai. Levamos o caso também ao Conselho Tutelar e, se em uma semana nada for feito, iremos pessoalmente levar o caso às autoridades. Não é só uma questão de pobreza, é desumana a maneira como eles vivem", ressaltou.
O conselheiro tutelar Flávio Rodrigues da Silva afirmou que as primeiras denúncias contra a família de Chã do Pai Gonçalo chegaram no último sábado e davam conta apenas da situação de miséria que as crianças viviam. "A primeira informação que recebemos é que as crianças estavam em situação de extrema vulnerabilidade social e, no domingo, o hospital entrou em contato conosco sobre o menino de dois anos, que não chegou a ficar internado. Não chegou ao nosso conhecimento essa situação de maus tratos", declarou, explicando que as denúncias serão apuradas na visita técnica marcada para a tarde desta segunda.
"Caso seja comprovada a situação de abandono ou de maus tratos, ele serão representados na Polícia Civil e medidas proteticas em relação a essas crianças poderão ser adotadas", disse.
Veja também
Últimas notícias
Governo prepara Desenrola para trabalhadores informais e adimplentes
Operação contra preços abusivos em combustíveis chega a São Miguel dos Campos
Arsal prorroga consulta pública sobre indenização de investimentos no saneamento
Obra emergencial de drenagem interdita via no Conjunto Murilópolis, na Serraria
Lula tem até esta quarta para promulgar dosimetria
Homem é preso após usar arma para estuprar cunhada em Campo Alegre
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
