Arapiraca

No MP, Auxiliares de Odontologia afirmam que Prefeitura cortou insalubridade e gratificação do PSF

Os profissionais reclamaram também do pagamento do 13º: só a metade e em duas parcelas

Por 7Segundos 24/01/2020 17h05
No MP, Auxiliares de Odontologia afirmam que Prefeitura cortou insalubridade e gratificação do PSF
Representantes do Sindprev estiveram com o promotor Rogério Paranhos - Foto: Cortesia

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde, Previdência, Seguro Social e Assistência Social (Sindprev), regional Arapiraca, Alessandra Rocha, participou de uma audiência com o promotor de justiça Rogério Paranhos. Com a presença de outros dirigentes do Sindicato, foram discutidas as questões ligadas aos Auxiliares de Saúde Bucal que atuam na Secretaria Municipal de Saúde de Arapiraca. Esses profissionais não estão mais recebendo a gratificação do PSF e o adicional de insalubridade. Outra problemática é quanto ao pagamento do 13º salário.

Alessandra Rocha informou ao portal 7segundos que os auxiliares de saúde bucal realizaram o PSS (Processo Seletivo Simplificado), porém, a grande maioria dos aprovados já atuava no município. Mesmo durante o processo seletivo, esses profissionais não se afastaram de suas funções. Mesmo assim, segundo a sindicalista, eles só tiveram direito a receber 50% do 13º salário e em duas parcelas.

Na audiência realizada na Promotoria de Justiça, os dirigentes do Sindprev relataram que os auxiliares não estão mais recebendo o adicional de Insalubridade. O auxiliar de dentista, responsável pela higienização e esterilização de instrumentos, pode ficar em constante contato com os agentes que podem gerar problemas a sua saúde. Por este motivo, o mais comum entre a categoria, é receber o adicional de grau médio, de 20% sobre o salário.

Outro corte, segundo Alessandra Rocha, foi relacionada ao corte da gratificação do Programa de Saúde da Família (PSF). Diante da situação, o Sindicato está se mobilizando para garantir o retorno dos benefícios e a regularização dos pagamentos para a categoria.