No MP, Auxiliares de Odontologia afirmam que Prefeitura cortou insalubridade e gratificação do PSF
Os profissionais reclamaram também do pagamento do 13º: só a metade e em duas parcelas
A presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde, Previdência, Seguro Social e Assistência Social (Sindprev), regional Arapiraca, Alessandra Rocha, participou de uma audiência com o promotor de justiça Rogério Paranhos. Com a presença de outros dirigentes do Sindicato, foram discutidas as questões ligadas aos Auxiliares de Saúde Bucal que atuam na Secretaria Municipal de Saúde de Arapiraca. Esses profissionais não estão mais recebendo a gratificação do PSF e o adicional de insalubridade. Outra problemática é quanto ao pagamento do 13º salário.
Alessandra Rocha informou ao portal 7segundos que os auxiliares de saúde bucal realizaram o PSS (Processo Seletivo Simplificado), porém, a grande maioria dos aprovados já atuava no município. Mesmo durante o processo seletivo, esses profissionais não se afastaram de suas funções. Mesmo assim, segundo a sindicalista, eles só tiveram direito a receber 50% do 13º salário e em duas parcelas.
Na audiência realizada na Promotoria de Justiça, os dirigentes do Sindprev relataram que os auxiliares não estão mais recebendo o adicional de Insalubridade. O auxiliar de dentista, responsável pela higienização e esterilização de instrumentos, pode ficar em constante contato com os agentes que podem gerar problemas a sua saúde. Por este motivo, o mais comum entre a categoria, é receber o adicional de grau médio, de 20% sobre o salário.
Outro corte, segundo Alessandra Rocha, foi relacionada ao corte da gratificação do Programa de Saúde da Família (PSF). Diante da situação, o Sindicato está se mobilizando para garantir o retorno dos benefícios e a regularização dos pagamentos para a categoria.
Veja também
Últimas notícias
Silvia Abravanel reencontra cobra de estimação em casa após meses de sumiço
Flávio faz aceno a Neymar após Lula chamar atacante de 'jogador home office'
Mãe de Matheus Cunha se emociona nas arquibancadas após dois gols do filho
Alagoas reduz analfabetismo em quase 30% e bate recorde histórico com foco na infância e expansão da EJA
Polícia invade campo e prende jogador de futebol amador acusado de roubo
PT aciona TSE contra Flávio Bolsonaro por vídeo com IA e alega propaganda antecipada
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
