No MP, Auxiliares de Odontologia afirmam que Prefeitura cortou insalubridade e gratificação do PSF
Os profissionais reclamaram também do pagamento do 13º: só a metade e em duas parcelas
A presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde, Previdência, Seguro Social e Assistência Social (Sindprev), regional Arapiraca, Alessandra Rocha, participou de uma audiência com o promotor de justiça Rogério Paranhos. Com a presença de outros dirigentes do Sindicato, foram discutidas as questões ligadas aos Auxiliares de Saúde Bucal que atuam na Secretaria Municipal de Saúde de Arapiraca. Esses profissionais não estão mais recebendo a gratificação do PSF e o adicional de insalubridade. Outra problemática é quanto ao pagamento do 13º salário.
Alessandra Rocha informou ao portal 7segundos que os auxiliares de saúde bucal realizaram o PSS (Processo Seletivo Simplificado), porém, a grande maioria dos aprovados já atuava no município. Mesmo durante o processo seletivo, esses profissionais não se afastaram de suas funções. Mesmo assim, segundo a sindicalista, eles só tiveram direito a receber 50% do 13º salário e em duas parcelas.
Na audiência realizada na Promotoria de Justiça, os dirigentes do Sindprev relataram que os auxiliares não estão mais recebendo o adicional de Insalubridade. O auxiliar de dentista, responsável pela higienização e esterilização de instrumentos, pode ficar em constante contato com os agentes que podem gerar problemas a sua saúde. Por este motivo, o mais comum entre a categoria, é receber o adicional de grau médio, de 20% sobre o salário.
Outro corte, segundo Alessandra Rocha, foi relacionada ao corte da gratificação do Programa de Saúde da Família (PSF). Diante da situação, o Sindicato está se mobilizando para garantir o retorno dos benefícios e a regularização dos pagamentos para a categoria.
Veja também
Últimas notícias
Juiz é baleado e socorrido após ataque em Ouricuri no Sertão de Pernambuco
CPMI do INSS aprova dois pedidos de prisão preventiva
Bolsonaro tem crise de soluço e passa por atendimento médico na prisão
Alagoas sedia lançamento oficial dos Cadernos da Primeira Infância em evento na Serra da Barriga
Trabalhador cai da carroceria de caminhão e é atingido por pedaço de madeira
Congresso aprova crédito de R$ 42 bi para Previdência e Bolsa Família
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
