Olavo de Carvalho frequentava casa da esquerda estudantil em SP
Local era palco de movimentos contrários à ditadura militar e abrigo de pessoas importantes da resistência, como José Dirceu e Rui Falcão

Em sua fase “comunista”, nos tempos de resistência à ditadura militar, o astrólogo e autointitulado filósofo Olavo de Carvalho, hoje considerado “guru” do presidente Jair Bolsonaro, frequentou a Casa do Estudante do Centro Acadêmico IV de Agosto, a mais antiga entidade representantiva de estudantes do país.
Moradia de alunos de baixa renda da Faculdade do Largo de São Francisco, da Universidade de São Paulo (USP), e abrigo de reuniões do movimento estudantil contrário ao regime ditatorial, a Casa, localizada na avenida São João, coração da capital paulista, foi berço de muitas ideias defendidas pela resistência ao regime e ponto de efervescência cultural e política contra o golpe de 1964.
Um de seus moradores à época era o hoje deputado federal Rui Falcão (PT-SP), que presidiu o PT de 2011 a 2017. Formado em direito pela USP em 1967, Rui conta que Olavo costumava aparecer para conversar na casa e que, algumas vezes, chegou a dormir no local. A partir disso é que, em sua avaliação, surgiram os rumores de que os dois teriam dividido apartamento.
“Há um tanto de exagero nesta informação. Ele não chegou a morar lá”, diz o hoje deputado federal e que foi colega de redação do atual professor on-line de filosofia no jornal paulistano A Gazeta, diário vespertino fundado em 1906.
“Eu morava na Casa do Estudante e o Olavo de Carvalho era simpatizante do Partido Comunista Brasileiro (antigo PCB). Ele chegou a trabalhar comigo na Gazeta, e ia lá na Casa do Estudante conversar e tal. Uma vez ou outra ele dormiu lá. [Mas] Ele não dividiu apartamento comigo”, conta.
Veja também
Últimas notícias

Carlinhos Maia é flagrado de quadriciclo em área de desova de tartaruga no Litoral Sul de AL

STF decide que prática de revista vexatória em presídios é ilegal

Governador Paulo Dantas entrega acesso ao povoado Promissão, em Inhapi

Prefeitura de Maceió instala Ponto de Entrega Voluntária no bairro da Serraria

Brota na Grota oferece serviços gratuitos no Mercado da Produção na sexta-feira (4)

Família pede ajuda para custear tratamento de bebê com plagiocefalia severa
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
