Papa descarta permitir padres casados na Amazônia
Possibilidade havia sido aprovada em sínodo como resposta à escassez de sacerdotes na região

O papa Francisco descartou nesta quarta-feira, 12, a possibilidade de ordenar homens casados como padres na Amazônia. A proposta havia sido aprovada por 128 votos contra 41 no sínodo sobre a floresta, em outubro, como resposta à escassez de sacerdotes na região, mas precisava do aval do pontífice.
Francisco, porém, não mencionou a possibilidade no documento sobre o encontro publicado nesta quarta – indicando sua rejeição à proposta. Na chamada exortação apostólica pós-sinodal, intitulada “Querida Amazônia”, o papa trata do problema, mas não cita a ordenação de homens casados como a solução.
“Esta premente necessidade leva-me a exortar todos os bispos, especialmente os da América Latina, a promover a oração pelas vocações sacerdotais e também a ser mais generosos, levando aqueles que demonstram vocação missionária a optarem pela Amazônia”, diz o documento. “Ao mesmo tempo, é oportuno rever a fundo a estrutura e o conteúdo tanto da formação inicial como da formação permanente dos presbíteros, de modo que adquiram as atitudes e capacidades necessárias para dialogar com as culturas amazônicas.”
A possibilidade de ordenação de homens casados na Amazônia era criticada pela ala conservadora do Vaticano, que via na proposta um primeiro passo para a extinção do celibato na Igreja Católica.
Veja também
Últimas notícias

Após acusação de estupro, artista Mamulengo das Alagoas posta vídeo em casa: 'não vou desistir'

Governo do Estado entrega obras do Pró-Estrada em Estrela de Alagoas com investimento de R$ 1,3 milhão

Polícia recupera veículos com restrição de roubo e furto em Maceió

Nova Nota Fiscal Eletrônica: teste do novo modelo começa em todo o Brasil neste mês

Fiscalização apreende mais de 7 mil garrafas de bebidas em São Paulo
Governo de Alagoas entrega importantes obras na celebração do aniversário de Paripueira
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'
