PIB do Brasil tem crescimento tímido de 1,1% no 1º ano de Bolsonaro
Economia brasileira registra terceiro ano seguido de resultado fraco; em 2019, avanço foi menor que nos dois anos de governo Temer

A economia brasileira mostrou, pelo terceiro ano seguido, um crescimento tímido. No primeiro ano do governo Bolsonaro, o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 1,1%. O dado, divulgado nesta quarta-feira, 4, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é menor que em 2017 e 2018, quando a economia registrou alta de 1,3%.
2019 começou carregado de expectativas na economia brasileira: com a eleição do presidente Jair Bolsonaro e a agenda reformista comandada por Paulo Guedes, economistas e analistas financeiros previam crescimento na casa dos 2,5%, Porém, o crescimento estimado desandou com a tragédia da Vale em Brumadinho, que abalou o desenvolvimento da indústria e o atraso nas reformas alteraram o cenário. A Previdência, por exemplo, foi aprovada apenas no 4º trimestre e ainda não há avanço nas mudanças tributárias e administrativas. Crises internacionais também desestimularam a economia. A longa batalha comercial entre Estados Unidos e China e a crise na vizinha argentina também ajudaram a contribuir com o resultado lento.
Apesar de três anos de crescimento, o Brasil ainda não reverteu a queda do ritmo da economia tida com a recessão de 2015 e 2016, quando o país caiu 3,5% e 3,3%, respectivamente. O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país e serve para medir a evolução da economia.
Veja também
Últimas notícias

Ação do MP com apoio do setor hoteleiro entrega 113 cestas básicas para famílias de Maragogi

Vídeo levanta suspeita de despejo de esgoto no riacho de Guaxuma, em Maceió

Bolsonaro mostra tornozeleira e diz: “o que vale para mim é a lei de Deus”

Alagoas recebe pela primeira vez simulação da ONU com jovens estudantes

Seis feridos em acidente na BR-101 recebem alta; um permanece internado no HGE

Identificado motorista que fugiu após grave acidente na BR-101, em Joaquim Gomes
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
