PIB do Brasil tem crescimento tímido de 1,1% no 1º ano de Bolsonaro
Economia brasileira registra terceiro ano seguido de resultado fraco; em 2019, avanço foi menor que nos dois anos de governo Temer

A economia brasileira mostrou, pelo terceiro ano seguido, um crescimento tímido. No primeiro ano do governo Bolsonaro, o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 1,1%. O dado, divulgado nesta quarta-feira, 4, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é menor que em 2017 e 2018, quando a economia registrou alta de 1,3%.
2019 começou carregado de expectativas na economia brasileira: com a eleição do presidente Jair Bolsonaro e a agenda reformista comandada por Paulo Guedes, economistas e analistas financeiros previam crescimento na casa dos 2,5%, Porém, o crescimento estimado desandou com a tragédia da Vale em Brumadinho, que abalou o desenvolvimento da indústria e o atraso nas reformas alteraram o cenário. A Previdência, por exemplo, foi aprovada apenas no 4º trimestre e ainda não há avanço nas mudanças tributárias e administrativas. Crises internacionais também desestimularam a economia. A longa batalha comercial entre Estados Unidos e China e a crise na vizinha argentina também ajudaram a contribuir com o resultado lento.
Apesar de três anos de crescimento, o Brasil ainda não reverteu a queda do ritmo da economia tida com a recessão de 2015 e 2016, quando o país caiu 3,5% e 3,3%, respectivamente. O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país e serve para medir a evolução da economia.
Veja também
Últimas notícias

Israel acusa Hamas de violar cessar-fogo e voltar a bombear faixa de Gaza

Ladrões invadem museu do Louvre e roubam joias de Napoleão

CFM defende proibição de enfermeiros atuarem em abortos legais

Ninguém acerta as seis dezenas da Mega-Sena e prêmio acumula em R$ 76 milhões

Comunidade de Mangabeiras celebra nova fase com entrega de obras de pavimentação e drenagem em Arapiraca

Jovem é morto a tiros no bairro Paraíso, em São Miguel dos Campos
Vídeos e noticias mais lidas

Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
