[Vídeo] 300 cirurgias são marcadas no primeiro dia do mutirão da Sesau em Arapiraca
Próximos mutirões vão acontecer nas regiões Sertão, Norte e Metropolitana de Maceió
No primeiro dia do Mutirão de Cirurgia realizado no Parque Ceci Cunha, em Arapiraca, 300 pessoas já estão com cirurgias marcadas. O Mutirão de Cirurgias é promovido pela Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) e acontece nos dias 11, 12 e 13 de março.
O secretário estadual de Saúde, Alexandre Ayres informou que as cirurgias serão realizadas no Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, e no Hospital da Mulher, em Maceió. Estão sendo ofertadas cirurgias de mioma, hérnia de disco e pedra na vesícula.
“É muito gratificante ver a felicidade das pessoas que esperaram tanto tempo pelo acesso à saúde e agora estão tendo condição de ter esse direito de forma mais rápida e resolutiva”, afirmou.
Durante a ação de saúde, os pacientes realizam exames pré-operatórios no próprio local de atendimento otimizando os resultando e já com a análise médica da necessidade ou não do procedimento cirúrgico.
O secretário ressaltou que o programa traz muitos benefícios para a população, e assim como foi realizado na Região Metropolitana de Maceió, na primeira fase, em Arapiraca, também será um grande sucesso.
Mais ações
As próximas ações do Mutirão de Cirurgias serão realizadas ainda no primeiro semestre deste ano nas regiões Sertão, Norte e novamente na Região Metropolitana de Maceió.
Alexandre Ayres informou que além dos procedimentos já oferecidos nas etapas anteriores deste programa, também será realizado um mutirão específico para as mulheres que foram operadas de câncer para a reconstrução mamária e também um mutirão para a realização de biópisia.
Corona vírus
O secretário ressaltou que em Alagoas só tem um caso confirmado em Alagoas e que os técnicos em saúde estão preparados para enfrentar o ciclo dessa nova gripe.
“Nós temos hoje em circulação no Brasil 20 tipos de gripe, e o corona vírus é mais um tipo que chega no país. Mas a população não precisa entrar em pânico”, afirmou.
Alexandre Ayres ressaltou que é preciso a informar a população que a principal prevenção para o corona vírus é higienização pessoal como lavar as mãos e evitar coçar os olhos.
O secretário tranquilizou à população que há temporada de cruzeiros marítimos vindos do exterior acabou. Apenas navios que estavam na costa brasileira antes da chegada do vírus da China.“Mesmo antes do vírus chegar no Brasil nós já estávamos monitorando os voos e navios que chegavam em nosso estado”, finalizou.
Veja também
Últimas notícias
Jovem de 20 anos é internada no Hospital Metropolitano após colocar unhas em gel
Traipu inicia formação do NUCA e fortalece protagonismo juvenil
Aeronave que levava ministro do Congo cai e pega fogo após derrapar na pista
[Vídeo] Homem assalta loja de conveniência de posto de combustível, em Maceió
Robinho é transferido e deixa o 'presídio dos famosos' em Tremembé
Turista atacada por três cães na orla de Paripueira perde movimentos dos dedos
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
