Operação Volta às Aulas: PRF intensifica fiscalização a veículos escolares
Essa é a segunda etapa da operação e várias irregularidades foram encontradas

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou no início desta semana a segunda etapa da “Operação Volta às Aulas”, voltada para a intensificação de fiscalizações a veículos escolares e seus condutores. Com o objetivo de melhorar a segurança no transporte de estudantes e dos próprios motoristas, a PRF concentrou seus esforços em fiscalizar irregularidades como alcoolemia, tempo de direção, equipamentos de segurança obrigatórios dos veículos e enfrentamento aos crimes de desvio de finalidade quanto ao uso de bem público.
Durante o período da Operação, também foi observado se o motorista e o veículo estavam de acordo com as normas de trânsito. O condutor deve ter ao menos 21 anos, ser habilitado nas categorias D ou E, e possuir curso específico para esse tipo de serviço, realizado por instituição credenciada pelo Detran. Outro requisito é não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, ou ser reincidente em infrações médias, nos últimos 12 meses.
Já com relação ao veículo, os critérios considerados são – além da documentação regularizada – autorização para o trânsito de transporte escolar afixada em local visível; faixa com a inscrição “escolar” nas laterais e na traseira; registrador instantâneo de velocidade e tempo (tacógrafo); cinto de segurança em número igual à lotação do veículo e em perfeitas condições de uso; e pneus em bom estado de conservação.
Aqui em Alagoas, diversos veículos escolares foram abordados durante as ações de patrulhamento e 56 autos de infração foram lavrados somente nos dois primeiros dias dessa semana. Dessas ocorrências, dois condutores foram flagrados dirigindo com categoria de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) incompatível com o veículo, 16 transportes não portavam autorização para condução e 14 certificados de registro de e licenciamento de veículo (CRLV) foram recolhidos porque o veículo apresentava irregularidade. Muitos veículos escolares foram flagrados com excesso de lotação, onde os estudantes faziam o trajeto de casa para escola em pé, colocando em risco sua segurança.
A “Operação Volta às Aulas” 2020 foi dividida em duas etapas, tendo sido a primeira realizada no mês passado ao promover reuniões com Secretários de Transportes dos Municípios e motoristas a fim de orientar e conscientizar os responsáveis pelos transportes escolares sobre a importância do cumprimento das normas de trânsito. O intuito da PRF com a primeira etapa dos trabalhos foi evitar que irregularidades desse tipo fossem vistas nas BRs. Mesmo com o fim da Operação, a PRF continuará rotineiramente com as fiscalizações e ações educativas, buscando combater a violência e preservar a vida daqueles que precisam desse tipo de transporte para se locomover.
Últimas notícias

Vereadores defendem retomada de comissão para fiscalizar BRK em Maceió

Sete envolvidos na morte de torcedor do CSA, não vão a julgamento decide STJ

Escritor Daniel Mastral havia revelado, em entrevista, profecia sobre novo Papa

Super Massa leva sabor e qualidade aos apaixonados por gastronomia em Arapiraca

Em Maceió, Palato aposta em experiências com significado para o Dia das Mães

Policial civil alagoano conquista 4º lugar em ultramaratona no Rio de Janeiro
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
