Pode faltar medicamento para pressão e diabetes, diz Mandetta
Laboratórios brasileiros podem sofrer com a falta de matérias-primas para produção de medicamentos com a decisão da Índia de colocar em quarentena sua população
![Pode faltar medicamento para pressão e diabetes, diz Mandetta](https://img.7segundos.com.br/lHn15_Tt4wYUbhh1mYUTtHmTimw=/1110x650/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/152235-06_saude_25_jpg.jpeg)
Laboratórios brasileiros podem sofrer com a falta de matérias-primas para produção de medicamentos com a decisão da Índia de colocar em quarentena sua população por conta da pandemia do coronavírus. O país asiático é um dos principais fornecedores de insumos farmacêuticos do mundo. Segundo o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, podem faltar no Brasil medicamentos para hipertensão e diabetes, entre outros.
“A Índia mandou parar 1,3 bilhão de pessoas, colocando-as em quarentena. O país é o maior fabricante mundial de insumos farmacêuticos ativos (IFA), utilizado em inúmeros medicamentos fabricados no Brasil”, afirmou na sexta-feira Mandetta. “O mundo está procurando outros fornecedores, mas isso tem um tempo para acontecer. Em 30, 40 ou 60 dias pode haver falta de medicamentos para diabetes e pressão no Brasil. Isso faz parte da bagunça que esse vírus fez no planeta todo”, disse o ministro.
Para o presidente executivo do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos (Sindusfarma), Nelson Mussolini, o risco de desabastecimento não será imediato, pois as empresas têm estoques para quatro ou cinco meses, em média. “A China é importante, mas a Índia fornece muito insumo para a indústria brasileira. Acredito que a participação dos dois países gira em torno de 30% a 35% cada um no fornecimento de princípios ativos para as farmacêuticas nacionais. Por isso, algumas empresas estão tendo problemas no embarque desses produtos”, afirmou Mussolini ao Valor Econômico.
Segundo o executivo, um dos associados do Sindusfarma chegou a pagar 100% a mais para conseguir embarcar os insumos. “Alguns produtos podem faltar no mercado caso a situação não se estabilize nos próximos meses”, revelou.
Um dos laboratórios que já encontrou problemas foi o Biolab. A empresa teve embarques cancelados de insumos para um medicamento após a decisão indiana. Cerca de 50% dos insumos são da Índia, segundo o presidente da companhia, Cleiton de Castro Marques. “Estamos na iminência de desabastecimento com a medida do governo indiano. Para se ter ideia, tínhamos contratado o embarque de dez toneladas, nosso parceiro nos disse que mandaria cinco toneladas, agora não vem mais nada. Esse produto viria por avião e não vem mais. Temos que entender bem essa medida”, disse o executivo ao Valor.
De acordo com Marques, o insumo é usado em um medicamento que está dentro do programa Farmácia Popular e o seu estoque dura mais dez dias. “Mas temos estoques do medicamento pronto para 60 dias. Não haverá desabastecimento no curto prazo”, afirmou.
Já no caso da Cellera Farma, 70% dos insumos usados na produção vêm da Índia. Segundo o presidente da companhia, Omilton Visconde Júnior, até o meio deste ano, os embarques dos insumos estão confirmados, mas há dificuldades logísticas dentro do país. A preocupação, disse ele, é de que as remessas de produtos sejam barradas pelo governo local. “Se pararem os embarques, vamos produzir o quê? Vai ser difícil não ter falta de algum medicamento no médio prazo. E não é somente aqui no Brasil, mas no mundo. A Índia é um grande fornecedor global”, esclareceu.
Para a farmacêutica sul-africana Aspen o desabastecimento será pontual. O presidente, Alexandre França, está mais otimista. Revelou que algumas empresas têm a Índia como principal fornecedor, mas boa parte das farmacêuticas locais já usam insumos chineses. “Como a China está voltando aos poucos ao normal, não acredito em um grande desabastecimento no nosso mercado. Haverá sim, para alguns produtos que usam o princípio ativo indiano. Até porque não podemos substituir um fornecedor por outro se houver problema de falta de insumo”, destacou.
Veja também
Últimas notícias
![Lula diz que o ovo está caro e que discutirá com atacadistas](https://img.7segundos.com.br/LY3haK35c2K9r5cIdV_CuWxCPbs=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/naom-6773fdea2a262.webp)
Lula diz que o ovo está caro e que discutirá com atacadistas
![Justiça aceita denúncia de Neymar e manda citar Luana Piovani por injúria](https://img.7segundos.com.br/0gJkw8nkym_2VPLPZXmnKRqB9sI=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/luana-piovani-interage-com-os-fas-1713964808040-v2-900x506jpg.webp)
Justiça aceita denúncia de Neymar e manda citar Luana Piovani por injúria
![Ponte Penedo-Neópolis está prestes a sair do papel, anuncia prefeito](https://img.7segundos.com.br/4X3RzVgMnd-gB3HVhgPzL5Hh-HE=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/george-santoro-e-ronaldo-lopes-png.avif)
Ponte Penedo-Neópolis está prestes a sair do papel, anuncia prefeito
![Empresas de transporte por aplicativo são convocadas para aderir ao Programa Correria](https://img.7segundos.com.br/8vWY4lNR1dKr0j6ePzheX5SdbAg=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/sefaz-convoca-empresas-de-transporte-por-aplicativo-para-adesao-ao-programa-correria.jpg)
Empresas de transporte por aplicativo são convocadas para aderir ao Programa Correria
![Motociclista é socorrido pelo Corpo de Bombeiros após colidir contra carro em Arapiraca](https://img.7segundos.com.br/ggTHgQ_3k8EXqZGuyUpZPpxnYKw=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/bombeiros-resgatam-crianca-que-prendeu-braco-em-sofa.png)
Motociclista é socorrido pelo Corpo de Bombeiros após colidir contra carro em Arapiraca
![Em três meses, UPAs de Maceió registram 284 atendimentos às vítimas de acidentes envolvendo motocicleta](https://img.7segundos.com.br/LlZki9NA2IaSgulCa6_sPB5-E-s=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-02-20-at-112120.jpeg)
Em três meses, UPAs de Maceió registram 284 atendimentos às vítimas de acidentes envolvendo motocicleta
Vídeos e noticias mais lidas
![Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação](https://img.7segundos.com.br/EEgO-6wgdI2ZG4JMJFGkYTc147o=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/fabiana-lira.jpg)
Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação
![12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira](https://img.7segundos.com.br/YpI4J0DJwxA3zJX4PC3Vx4-QjqM=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/bat0105.jpg)
12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira
![Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha](https://img.7segundos.com.br/ySGypThh0LL_3qDIPBlfJk2lFNU=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/morreu.png)
Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha
![Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia](https://img.7segundos.com.br/KSgc1gzrl2wSlVKGuXcANABKd08=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/casal-10.jpg)
Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
![Preso suspeito de assassinar filha de sargento militar de Arapiraca](https://img.7segundos.com.br/Ol7I2IuVuItxkb1EOFZv-MXaCKU=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/alfredo-2.png)