Cheia do rio São Francisco deixa a água suja e dificulta abastecimento em Traipu
De acordo com moradores, a última vez que o nível da água subiu dessa forma havia sido em 2010
Em razão das últimas chuvas nas regiões agreste e sertão do estado, o nível da água do rio São Francisco subiu consideravelmente. Em Traipu, por exemplo, moradores atestam que a última vez que o rio alcançou o nível atual havia sido em 2010. Como consequência, a força da água traz também muito mato, que desce das encostas, além do barro trazido por afluentes. Como a água está muito suja, acaba comprometendo o abastecimento nas residências.
Através de sua assessoria de comunicação, a própria CASAL informou que, devido às chuvas, a turbidez da água captada do rio São Francisco chegou a 200 vezes acima da sua condição normal, o que está dificultando o tratamento do líquido que é distribuído em cidades da região Agreste de Alagoas. Em virtude disso, a Companhia e a empresa parceira Agreste Saneamento, estão realizando algumas operações para resolver o problema, como paralisações temporárias e redução na vazão operacional dos dois Sistemas Coletivos que abastecem a região.
O novo Sistema Adutor do Agreste tem a captação em Traipu, de onde a água é retirada e enviada para uma Estação de Tratamento (ETA), que fica em Arapiraca, abastecendo a parte alta da cidade, além de Craíbas, Igaci e o Presídio do Agreste. Porém, na cidade de Traipu, o abastecimento é feito através do sistema individual de abastecimento, que trata apenas o líquido fornecido ao próprio município.
Nos próximos dias, em meio aos cuidados com a pandemia do coronavírus – que exige uma maior atenção com a higiene, à população terá que demonstrar muita paciência, uma vez que a natureza tem mostrado sua força. Uma alternativa tem sido esta: Pegar a água no rio, deixar o barro descer e ferver em seguida, para poder usar.
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
