Cheia do rio São Francisco deixa a água suja e dificulta abastecimento em Traipu
De acordo com moradores, a última vez que o nível da água subiu dessa forma havia sido em 2010
Em razão das últimas chuvas nas regiões agreste e sertão do estado, o nível da água do rio São Francisco subiu consideravelmente. Em Traipu, por exemplo, moradores atestam que a última vez que o rio alcançou o nível atual havia sido em 2010. Como consequência, a força da água traz também muito mato, que desce das encostas, além do barro trazido por afluentes. Como a água está muito suja, acaba comprometendo o abastecimento nas residências.
Através de sua assessoria de comunicação, a própria CASAL informou que, devido às chuvas, a turbidez da água captada do rio São Francisco chegou a 200 vezes acima da sua condição normal, o que está dificultando o tratamento do líquido que é distribuído em cidades da região Agreste de Alagoas. Em virtude disso, a Companhia e a empresa parceira Agreste Saneamento, estão realizando algumas operações para resolver o problema, como paralisações temporárias e redução na vazão operacional dos dois Sistemas Coletivos que abastecem a região.
O novo Sistema Adutor do Agreste tem a captação em Traipu, de onde a água é retirada e enviada para uma Estação de Tratamento (ETA), que fica em Arapiraca, abastecendo a parte alta da cidade, além de Craíbas, Igaci e o Presídio do Agreste. Porém, na cidade de Traipu, o abastecimento é feito através do sistema individual de abastecimento, que trata apenas o líquido fornecido ao próprio município.
Nos próximos dias, em meio aos cuidados com a pandemia do coronavírus – que exige uma maior atenção com a higiene, à população terá que demonstrar muita paciência, uma vez que a natureza tem mostrado sua força. Uma alternativa tem sido esta: Pegar a água no rio, deixar o barro descer e ferver em seguida, para poder usar.
Últimas notícias
Enem 2025: segundo dia de provas é encerrado em todo o Brasil
Homem é executado a tiros no bairro Feitosa, em Maceió
Menino de 11 anos sofre AVC após acidente em escola
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
Polícia Civil inicia investigação de homicídio na cidade de Arapiraca
Mulher destrói carro do marido após flagrar traição em bar de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
