Cheia do rio São Francisco deixa a água suja e dificulta abastecimento em Traipu
De acordo com moradores, a última vez que o nível da água subiu dessa forma havia sido em 2010
Em razão das últimas chuvas nas regiões agreste e sertão do estado, o nível da água do rio São Francisco subiu consideravelmente. Em Traipu, por exemplo, moradores atestam que a última vez que o rio alcançou o nível atual havia sido em 2010. Como consequência, a força da água traz também muito mato, que desce das encostas, além do barro trazido por afluentes. Como a água está muito suja, acaba comprometendo o abastecimento nas residências.
Através de sua assessoria de comunicação, a própria CASAL informou que, devido às chuvas, a turbidez da água captada do rio São Francisco chegou a 200 vezes acima da sua condição normal, o que está dificultando o tratamento do líquido que é distribuído em cidades da região Agreste de Alagoas. Em virtude disso, a Companhia e a empresa parceira Agreste Saneamento, estão realizando algumas operações para resolver o problema, como paralisações temporárias e redução na vazão operacional dos dois Sistemas Coletivos que abastecem a região.
O novo Sistema Adutor do Agreste tem a captação em Traipu, de onde a água é retirada e enviada para uma Estação de Tratamento (ETA), que fica em Arapiraca, abastecendo a parte alta da cidade, além de Craíbas, Igaci e o Presídio do Agreste. Porém, na cidade de Traipu, o abastecimento é feito através do sistema individual de abastecimento, que trata apenas o líquido fornecido ao próprio município.
Nos próximos dias, em meio aos cuidados com a pandemia do coronavírus – que exige uma maior atenção com a higiene, à população terá que demonstrar muita paciência, uma vez que a natureza tem mostrado sua força. Uma alternativa tem sido esta: Pegar a água no rio, deixar o barro descer e ferver em seguida, para poder usar.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
