Casal e Agreste Saneamento atuam para reduzir turbidez da água do São Francisco
Para resolver o problema, algumas operações estão sendo realizadas, como paralisações temporárias e redução na vazão operacional dos dois Sistemas Coletivos que abastecem o Agreste alagoano
Devido às chuvas dos últimos dias, a turbidez da água captada do Rio São Francisco chegou a 200 vezes acima da sua condição normal, o que está dificultando o tratamento do líquido que é captado para distribuição em cidades da região Agreste de Alagoas. Em virtude disso, a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e a empresa parceira Agreste Saneamento estão realizando algumas operações para resolver o problema, como paralisações temporárias e redução na vazão operacional dos dois Sistemas Coletivos que abastecem a região.
O objetivo é garantir a entrega da água dentro dos parâmetros de potabilidade, evitando a captação de água com cor e turbidez muito elevada, por isso as paralisações temporárias. Outro motivo que tem prejudicado o correto funcionamento dos sistemas são as oscilações do fornecimento elétrico. Mesmo assim, o abastecimento segue ocorrendo, porém, com algumas restrições.
O antigo Sistema Coletivo do Agreste, cuja captação fica em São Brás e onde também se situa a Estação de Tratamento de Água (ETA) Morro do Gaia, é responsável pelo abastecimento de Olho D’água Grande, Campo Grande, Girau do Ponciano, Lagoa da Canoa, Feira Grande, Coité do Nóia, São Brás e parte baixa de Arapiraca.
Já o novo Sistema Adutor do Agreste tem a captação em Traipu, de onde a água é retirada e enviada para uma ETA que fica em Arapiraca. Ele abastece, além da parte alta da cidade, Craíbas, Igaci e o Presídio do Agreste.
Em Piaçabuçu, onde a Casal opera um sistema isolado, também há dificuldades no tratamento da água e, pela mesma razão, estão sendo realizadas paralisações temporárias, o que reflete em deficiência no fornecimento do líquido.
A Companhia e a Agreste Saneamento reforçam que continuam monitorando a situação da água do Rio São Francisco 24 horas por dia e envidando todos os esforços para manter os sistemas operando, dentro da segurança e com a qualidade necessária para a população.
Atendimento
Devido ao atendimento presencial estar suspenso, a Casal reforça seus canais de atendimento eletrônico para qualquer demanda. São eles: Call Center (0800 082 0195), que atende todos os dias, das 7h às 20h, e Whatsapp, exclusivo para mensagens de texto, pelo número 99641-5462. Alguns serviços também podem ser solicitados por meio do site www.casal.al.gov.br, no item “Acesso Rápido”.
Veja também
Últimas notícias
Bell Marques puxa bloco em Maceió e celebra energia do público no primeiro dia do ano
Lula sanciona diretrizes do Orçamento com veto sobre Fundo Partidário
Franco da Rocha, Ponta Porã e João Pessoa têm ganhadores da Mega da Virada
Alagoas Feita à Mão movimenta mais de R$ 1,1 milhão em vendas ao longo de 2025
Incêndio em estação de esqui deixa 40 mortos e 115 feridos na Suíça
Gestão marca 2025 histórico e deixa grandes obras prontas para entrega em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
