Em nova RD, Casal mantém escala de trabalho diferenciada até o dia 5 de maio
Entre as medidas aprovadas, está a proibição de confraternizações em geral e reuniões com mais de 5 pessoas; objetivo é evitar propagação do novo coronavírus

A Diretoria da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) aprovou, nesta segunda-feira (20), a Resolução de Diretoria (RD) 019/2020, a qual prorroga até o dia 5 de maio algumas medidas para conter a disseminação do novo coronavírus (covid-19), com base no Decreto Estadual nº 69.700, de 20 de abril de 2020.
Entre essas medidas, fica mantida a possibilidade dos trabalhadores de setores administrativos dividirem-se em dois grupos e laborarem 8 horas diárias em dias alternados, ou seja, o primeiro grupo trabalha um dia e no dia seguinte fica em casa. Já o segundo grupo, que ficou em casa no primeiro dia, no dia seguinte trabalha na empresa, enquanto o primeiro grupo fica em casa. Cada grupo, mesmo em casa, deverá estar à disposição da chefia do setor para tarefas home-office.
O objetivo da nova RD é reduzir a quantidade de pessoas em cada sala, na empresa como um todo e também nas ruas, evitando, assim, o risco de contágio pelo coronavírus (covid-19), sem, no entanto, prejudicar o andamento dos serviços, tendo em vista que a Casal desenvolve um trabalho essencial à população.
O regime de escala da RD 019/2020 é válido até o dia 5 de maio e também contempla os operadores, que farão uma escala corrida de 24 horas. Já o regime de 6 horas seguidas fica disponível para equipes de trabalho externo da Companhia.
Conforme a RD 019/2020, esses regimes de escala não podem prejudicar o andamento dos serviços e os responsáveis por cada setor deverão estabelecer metas diárias para garantir o bom desempenho da equipe, além de informarem à Superintendência de Recursos Humanos (Suruh) qual a escala da semana com nomes e matrículas dos funcionários.
A RD também garante a prorrogação da liberação, até o dia 5 de maio, de todos os estagiários e jovens aprendizes. Os estagiários, no entanto, deverão ficar à disposição da chefia do setor para contribuírem com demandas por meio do serviço home-office.
Outra medida prorrogada pela nova RD é que o atendimento ao público externo nas Centrais Já! fica totalmente suspenso, seguindo determinação do Governo do Estado, que decidiu pelo fechamento dessas unidades.
O cliente interessado em manter contato com a Companhia deve ligar para o Call Center (0800 082 0195), enviar mensagem via aplicativo WhatsApp (99641-5462), pelo site da empresa (www.casal.al.gov.br) ou pelo e-mail [email protected].
A RD 019/2020, assim como a 016/2020, mantém recomendações para funcionários que retornarem de viagens nacionais ou internacionais, os quais devem comunicar à chefia imediata e à Superintendência de Recursos Humanos (Suruh) para o recebimento de orientações.
A medida também suspende viagens, visitas às instalações da Companhia, como Estações de Tratamento de Água (ETAs), Estações Elevatórias (EE) e reuniões com participação de mais de 5 pessoas – a RD anterior sobre o mesmo tema proibia reuniões com mais de 10 pessoas.
Ficam proibidas ainda, durante o prazo de vigência da Resolução, confraternizações em geral, como aniversários e despedidas, dentro de quaisquer instalações da empresa.
A nova medida também determina reforço da limpeza de áreas comuns da empresa, bem como a continuidade da “Campanha de Prevenção ao Covid-19 – Coronavírus”. A nova RD revoga a RD 016/2020.
Veja também
Últimas notícias

Último vídeo de entregadora antes de morrer em acidente com caminhão comove Maceió

Presidente do Equador sofre tentativa de assassinato, diz governo

DMTT celebra formação pioneira com equipe própria e reforça compromisso com a segurança viária

Senadora Dra. Eudócia preside audiência sobre financiamento de pesquisas e terapias inovadoras contra o câncer

Deputado Fabio Costa vota a favor de isenção do Imposto de Renda para salários de até R$ 5 mil

Alfredo Gaspar tem projeto de segurança para táxis e apps aprovado
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
