Com redução de horários, empresas de ônibus antecipam férias de funcionários em Arapiraca
Uma empresa já suspendeu contratos e a preocupação é se houver prorrogação da quarentena

Em virtude dos decretos estaduais, com medidas de isolamento social e de prevenção ao coronavírus, as empresas que fazem o transporte urbano tiveram que se adaptar e reduziram a oferta de veículos. Alguns usuários estão reclamando que precisam aguardar por muito mais tempo e, muitas vezes, são obrigados a buscar outros meios de transporte para chegar ao trabalho ou mesmo cumprir outros compromissos. Outra situação constatada é que, com a redução nos horários, os veículos passaram a circular com um maior número de pessoas em algumas linhas e nem todos os passageiros cumprem as medidas preventivas.
A reportagem do portal 7segundos procurou as empresas.
A Viação Mãe do Salvador reduziu o número de ônibus nas linhas urbanas para os bairros Bonsucesso e Conjunto Nossa Senhora Aparecida, enquanto para as áreas rurais os veículos circulam segunda, quarta e sexta, com dois horários por dia. A empresa informou que tem oito ônibus e um total de 11 funcionários, no momento, mais da metade está com contrato suspenso.
A direção da RM Viação, por sua vez, informou que desde o primeiro decreto – para fechamento do comércio- a empresa fez uma tabela com a redução de horários e encaminhou a Superintendência Municipal de Transportes (SMTT). De acordo com a RM, os horários reduzidos estão sendo cumpridos e está havendo um acompanhamento, porque se tiver havendo aglomeração dentro do veículo, o pensamento é solicitar da SMTT autorização para colocar mais veículos.
A frota da empresa é de 21 veículos, sendo três reservas e 18 circulando. Porém, atendendo orientação da própria SMTT com base no decreto estadual, o trabalho está sendo feito com um terço da frota, ou seja, estão circulando somente seis veículos, com prioridade para os horários de maior fluxo de passageiros e não há suspensão do serviço no final de semana. A empresa tem 50 funcionários e, até o momento, não houve demissão. A alternativa foi dividir a equipe e fazer uma espécie de rodízio antecipando algumas férias. Se houver prorrogação das medidas, é que alguns contratos poderão ser suspensos.
A empresa Real Arapiraca atende normalmente oito linhas, com a quarentena foram suspensos os serviços da linha bairro Boa Vista via Nova Esperança. De acordo com a viação, de cem viagens diárias de segunda a sexta, houve uma redução para 47 no mesmo período da semana. Nos finais da semana, sábado e domingo, já existia uma redução e houve uma nova adequação proporcional. De 17 carros diários, houve redução para oito veículos circulando.
Em relação aos funcionários, com a redução nos horários, alguns receberam férias. Se o Governo prolongar a quarentena, “vamos suspender os contratos até voltar à demanda anterior”, informou a empresa. São 45 funcionários e 15 de férias a empresa está trabalhando com 30, entre escritório, operação e manutenção.
As empresas procuradas também informaram que estão tomando os cuidados necessários com a higienização dos veícdulos e orientam seus funcionários.
Últimas notícias

Último vídeo de entregadora antes de morrer em acidente com caminhão comove Maceió

Presidente do Equador sofre tentativa de assassinato, diz governo

DMTT celebra formação pioneira com equipe própria e reforça compromisso com a segurança viária

Senadora Dra. Eudócia preside audiência sobre financiamento de pesquisas e terapias inovadoras contra o câncer

Deputado Fabio Costa vota a favor de isenção do Imposto de Renda para salários de até R$ 5 mil

Alfredo Gaspar tem projeto de segurança para táxis e apps aprovado
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
