Fórum de Teatro de Maceió realiza mapeamento de artistas do estado
O resultado do mapeamento ajudará na construção e melhoria das propostas atendendo as reais necessidades sociais

O Fórum de Teatro de Maceió (FTM) está realizando um mapeamento sociocultural dos artistas e técnicos informais das artes cênicas do estado de Alagoas, que tem ajudado na mobilização, para melhorar as propostas de auxílio a categoria que foi enviada por carta no dia 31 de março aos órgãos públicos. Na carta são apresentadas as demandas sociais, econômicas e jurídicas, diante dos impactos causados pelo covid-19, do segmento teatral que teve suas atividades paralisadas. O intuito é chamar atenção do Poder Público com relação às questões próprias dos trabalhadores da arte e cultura com uma aproximação e diálogo constante.
Para ampliar o mapeamento dos impactos causados, foi lançado um formulário de pesquisa sociocultural para as pessoas que desenvolvem projetos, trabalhos e outras atividades dentro das artes cênicas. O resultado vai ajudar na construção e melhoria das propostas que atendam as reais necessidades dos nossos artistas e técnicos informais. A ação conta com o importante auxílio das comunidades no mapeamento dos artistas.
Assim como a Articulação de Trabalhadores das Artes da Cena pela Democracia e Liberdade (ATAC) e a Movimentação Organizada de Trabalhadores de Teatro do Nordeste (PAVIO), somos fruto do processo de rearticulação dos trabalhadores do Teatro, inicialmente unificados contra a criminalização dos artistas e da arte e o desmantelo das Políticas Públicas de Cultura protagonizados pelo Desgoverno Bolsonaro. Agora concentramos todos os nossos esforços na luta por medidas governamentais que garantam a sobrevivência de artistas e técnicos em tempos de pandemia.
O Fórum de Teatro de Maceió em sua presente configuração é fruto de um processo de articulação de inúmeros trabalhadores do Teatro nesta última década, tendo como marco inicial o “Abraço ao Teatro Deodoro”, ato que conquistou a reabertura do Teatro oficial do Estado. O Fórum é formado por atores e atrizes sociais presentes nos principais acontecimentos políticos locais e nacionais de luta por Políticas Culturais Democráticas e Participativas nos últimos anos e por novas gerações.
Últimas notícias
Filmaê: jovens transformam comunicação pública em cidadania

Ministra Esther Dweck afirma que não haverá CNU em 2026

Condutor perde controle direcional do veículo e picape bate em residência em Campo Grande

Carro incendia na BR-101 no município de Colônia Leopoldina

Após acusação de estupro, artista Mamulengo das Alagoas posta vídeo em casa: 'não vou desistir'

Governo do Estado entrega obras do Pró-Estrada em Estrela de Alagoas com investimento de R$ 1,3 milhão
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'
