Puxada pela queda nos combustíveis, prévia da inflação recua 0,59% em maio
Segundo o IBGE, o preço da gasolina teve queda de 8,51% até meados de maio.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), prévia da inflação oficial, recuou 0,59% em maio, a deflação mais intensa desde o início do Plano Real, em julho de 1994. A gasolina, que caiu 8,51%, apresentou o maior impacto individual negativo no índice, contribuindo com -0,41 ponto porcentual. É a segunda deflação seguida do IPCA-15, que registrou -0,01% em abril, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que divulgou os dados nesta terça-feira, 26.
O resultado ficou abaixo das estimativas dos analistas do mercado financeiro consultados pelo Projeções Broadcast, que esperavam desde uma queda de 0,57% a estabilidade (0,00%), com mediana negativa de 0,47%. Em 2020, o IPCA-15 acumula aumento de 0,35% e de 1,96% em 12 meses. Em maio de 2019, a taxa foi de 0,35%.
Os combustíveis tiveram retração de 8,54% em mês, com quedas também no etanol (-10,40%), óleo diesel (-5,50%) e gás veicular (-1,21%). As passagens aéreas recuaram 27,08%, depois da alta de 14,83% em abril.
O grupo alimentos e bebidas desacelerou, com alta de 0,46% em maio ante 2,46% do mês anterior. Aqui, a principal influência foram os alimentos para consumo no domicílio, que passaram de aumento de 3,14% em abril para 0,60% em maio.
A alimentação fora do domicílio, que inclui os serviços de delivery, também desacelerou, passando de 0,94% em abril para 0,13% em maio.
Todas as 11 regiões pesquisadas pelo IBGE tiveram deflação em maio. O maior índice foi registrado na região metropolitana de Fortaleza (-0,23%), influenciado pela alta de alguns itens alimentícios e o menor, na região metropolitana de Curitiba (-1,12%).
Veja também
Últimas notícias

Cientistas descobrem como transformar solo lunar em fonte de vida e energia

Bolsonaristas de Alagoas saem em defesa do ex-presidente após operação da PF

Eletricista é encontrado morto a tiros dentro de carro em Porto Real do Colégio

Caixa começa a pagar Bolsa Família de julho

Programa de Teleterapia de Maceió atinge mais de 45 mil atendimentos

Queda de temperatura aumenta casos de otite em crianças, alerta especialista do Hospital Ib Gatto
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
