Covid -19 gera dificuldades para catadores de materiais recicláveis em Arapiraca
Integrantes das duas associações existentes na cidade sente o impacto financeiro
Em virtude da pandemia, várias medidas de isolamento social foram adotadas para evitar a propagação do coronavírus. Necessárias para a saúde da população, as medidas acabam gerando impactos financeiros em várias categorias, a exemplo dos catadores. Sem ter como trabalhar, os membros da Associação de Catadores de Resíduos Sólidos de Arapiraca (Ascara) e da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Mangabeiras (Ascaman), buscam alternativas para garantir a sua manutenção.
A presidente da Ascara, Maria do Socorro da Silva, disse ao 7 segundos que a sua entidade conta com 12 associados. Enquanto não podem desenvolver suas atividades, contam com ajuda da comunidade e, também, procuram outras alternativas de renda, como a produção de artesanato e máscaras de proteção, distribuídas para a própria comunidade.
“Estou esperando que isso passe logo, para poder voltar ao trabalho”, afirmou Maria do Socorro, que fez questão de agradecer ao apoio que o Defensor Público, André Chalub, tem dado aos associados. Mostrando estar consciente quanto à necessidade de respeitar as medidas sanitárias, Socorro afirmou que, uma vez por semana, é feita a limpeza da sede da Associação, que fica localizada no povoado Mocó, zona rural da cidade.
Ascaman
Presidida por Sebastião Alencar, a Ascaman é sediada no bairro Mangabeiras e conta com 55 associados. A reportagem conversou com a associada Maria Catarina e, segundo ela, enquanto não podem realizar o trabalho diário, os catadores buscam outros meios de garantir alguma renda. Contam também com a ajuda de algumas pessoas da comunidade.
Ainda de acordo com Maria Catarina, nem todos os catadores tiveram direito a Cestas Básicas ou ao Auxílio Emergencial, uma vez que não tem tinham o Número de Identificação Social (NIS). Mesmo diante das dificuldades, estão sendo orientados a tomar os cuidados necessários para evitar a doença e aguardam a volta ao trabalho. Enquanto isso, cuidam da limpeza do Galpão e aguardam que tudo isso passe.
Últimas notícias
Sine Alagoas anuncia 3.594 vagas de emprego na semana do Natal
Motociclista embriagado fica ferido após colidir com bicicleta em Arapiraca
Incêndio em vegetação é contido pelo Corpo de Bombeiros em Limoeiro de Anadia
Dino barra trecho de projeto de lei que libera emendas do orçamento secreto
Passaporte diplomático de Eduardo Bolsonaro é anulado após perda de mandato
Confira a programação dos desfiles do Natal de Todos Nós
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
