Covid-19: Alagoas vai disponibilizar tomografia gratuita para a população
Medida é para identificar com mais rapidez pacientes com covid-19 e antecipar tratamento
Na manhã desta quinta-feira (28), o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, anunciou que nesta sexta-feira (29), será publicada no Diário Oficial do Estado (OEA), uma portaria de contratualização para disponibilizar gratuitamente exames de tomografia em todo o estado de Alagoas. A informação dessa portaria foi anunciada durante uma entrevista, por telefone, concedida a rádio Novo Nordeste FM, em Arapiraca.
Alexandre Ayres informou que os exames de imagem são muito importantes para as equipes médicas avaliarem o quadro de saúde dos pacientes com covid-19 e iniciar, o mais rápidio possível, o tratamento aumentando as chances de cura da doença e salvar mais vidas.
Ele anunciou também o reforço da estrutra hospitalar para o enfrentamento da covid-19 no Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, que receberá cinco novos respiradores. O Hospital Clodolfo Rodrigues, em Santana do Ipanema, no Sertão, também ganha a mesma quantidade de equipamentos respiratórios.
O secretário afirmou que o govenro não está medindo esforços para equipar as unidades hospitalares com a aquisição de equipamentos e contratação de profissionais para atuarem no interior do estado. Ele revelou que nesta sexta-feira (29), o Hospital Santa Rita, em Palmeira dos Índios, receberá seis leitos de Unidade Terapia Intensiva (UTI), exclusivos para o tratamento dos pacientes com covid-19.
”Nós estamos fazendo a nossa parte desde o primeiro caso confirmado no estado. Nesse período de dois meses, abrimos quase mil leitos de UTIs. Mas a população precisa também fazer a parte dela, cumprindo as regras de isolamento social. A taxa de isolamento caiu muito nas últimas semanas e rapidamente passamos dos 7.500 casos confirmados e quase 400 mortes. Se as pessoas não seguirem as regras de proteção, infelizente chegaremos aos 10 mil casos nos próximos dias”, alertou Ayres.
A ampliação da rede hospitalar como a inauguração do Hospital Metropolitano em Maceió; o Hospital em Porto Calvo que será inaugurado brevemente, e o inicio das obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Arapiraca- que é uma porta de entrada de urgência e emergência para desafogar o Hospital Regional, são extremamente importantes nesse período dessa grave pandemia.
“A organização de toda essa rede não se faz em um curto espaço de tempo. O nosso grande desafio é melhorar as portas do primeiro atendimento nos municípios. Arapiraca já destinou o 3º Centro como unidade referência para os casos suspeitos. Além disso, o governo do estado vai iniciar a construção de uma Central de Triagem e do Hospital de Campanha com 60 leitos clínicos e 10 leitos de UTIs”, revelou.
Sobre a possibilidade do estado decretar Lockdown, que é fechamento total de toda atividade financeira, Alexandre Ayres, informou que esa opção não será tomanda no próximo Decreto Estadual. Mas se a curva de contágio da doença continuar em crescimento, essa possilibidade poderá ser adotada.
Veja também
Últimas notícias
Prefeitura de Girau do Ponciano garante melhorias e fortalece a economia local com a tradicional Feira Livre
Prefeitura divulga Calendário Escolar de 2026 nas unidades da rede pública
Família de jovem internado com risco de paraplegia pede ajuda para custear despesas em Arapiraca
Confira os serviços oferecidos pela Prefeitura durante o Verão Massayó
Programa Celular Seguro recupera cerca de 2,4 mil aparelhos roubados ou furtados em Alagoas
Britney Spears fala em voltar aos palcos, mas exclui um país da rota
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
