823 mil pessoas em idade de trabalhar não encontram ocupação em Alagoas, diz pesquisa
Dados apontam ainda que, em maio, Alagoas teve o menor índice de pessoas empregadas do país.

Alagoas possui aproximadamente 2 milhões e 600 mil pessoas em idade de trabalhar, ou seja, com 14 anos ou mais. Destas, apenas 37,27% tinham alguma ocupação durante o mês de maio, o que representa 969 mil pessoas. O que faz Alagoas ser, proporcionalmente, o estado com o menor índice de empregados do país, sendo seguido pelos estados do Piauí e do Maranhão.
Os dados analisados atu são da edição especial da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD-COVID19), realizada pelo IBGE e divulgada na quarta-feira (24).
No trimestre entre abril e junho de 2019 o índice de ocupação das pessoas em idade ativa no estado foi de 39,6%, ou seja, houve uma redução de 1,33% no número de pessoas empregadas quando comparado a maio deste ano.
Já o índice de desocupação – pessoas que buscaram trabalho e não encontraram – em maio deste ano foi menor que no ano passado. Enquanto em 2020 o índice foi de 12,73%, no ano passado 14,6% da população ativa de Alagoas estava desempregada.
Parece contraditório ter uma redução no número de pessoas empregadas e, ao mesmo tempo, ter redução no número de pessoas desempregadas. Isso pode acontecer porque o IBGE considera que a população em idade de trabalhar são todos aqueles maiores de 14 anos, mas os separa em diversos grupos.
Um desses grupos é o da população que está fora da força de trabalho e inclui donas de casa, aposentados e estudantes, por exemplo. Isso inclui ainda as pessoas que gostariam de trabalhar, mas, por diversas razões, desistiram de buscar emprego.
Em Alagoas são 682 mil pessoas nesta situação, que somadas aos 141 mil desocupados representam 31,67% de toda a população alagoana em idade de trabalhar e no entanto não consegue encontrar ocupação.
Veja também
Últimas notícias

Pai de aluno invade escola em Arapiraca para tomar satisfação sobre advertência sofrida pelo filho

Homens armados efetuam disparos e tentam invadir residências na zona rural de Girau do Ponciano

Presidente de Assoc. de Mototaxistas de Palmeira pede troca de comando na SMTT

Homem é espancado por clientes de lanchonete após deixar arma cair durante assalto no Jardim Esperança

Estudo revela desigualdades de gênero e raça em livros didáticos

Ufal cadastra bolsistas do Programa Pé-de-Meia Licenciaturas até 11 de julho
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
