[Vídeo] Janela da Vida assegura visita a pacientes com Covid-19 no Hospital de Emergência do Agreste
Familiares veem pacientes através de um vidro, usando máscaras e supervisionados
O isolamento social é a forma mais segura de evitar a contaminação pelo novo coronavírus, mas, mesmo de longe, é possível demonstrar carinho a quem se ama e está em tratamento da doença. E mesmo com as visitas físicas de familiares suspensas em todo o País, o Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, lançou o Programa Janela da Vida, onde é possível ver os pacientes acometidos pela Covid-19 por meio de uma janela de vidro.
A iniciativa pioneira foi lançada nesta quinta-feira (2), depois de a unidade hospitalar também adotar as “visitas virtuais”, com a utilização de um telefone celular, instalado na Unidade de Terapia Intensiva (UTIS) e Enfermarias. O Janela da Vida tem o propósito de assegurar uma nova forma de interação entre familiares e pacientes acometidos pelo novo coronavírus e foi idealizado pela equipe multiprofissional, formada pelas áreas de Serviço Social, Psicologia e Enfermagem da Ala da Covid-19.
No primeiro dia de funcionamento do programa, alguns familiares de pacientes foram escolhidos, após avaliação da equipe multiprofissional. Supervisionados, eles tiveram a oportunidade de chegar até a janela externa da Enfermaria para Covid-19 e interagiram com o seu familiar internado para tratamento da doença.
Melhora do emocional – A coordenadora do Serviço Social da Ala da Covid-19 no Hospital de Emergência do Agreste, assistente social Thaysa Mariá, diz que as visitas nesta quinta-feira ocorreram de forma experimental, para pacientes que necessitam muito da interação com a família. "Mesmo virtual ou pelo janelão de vidro, esses encontros à distância têm um papel importante na humanização e recuperação dos pacientes. O aspecto emocional ajuda e aumenta a adesão ao tratamento”, explica.
Segundo a gerente-geral do HE do Agreste, Bárbara Albuquerque, a ação ocorre de forma planejada e com todos os cuidados para garantir a segurança de pacientes, visitantes e profissionais de saúde. “Os familiares recebem orientações antecipadas para o uso obrigatório de máscaras e da higiene das mãos, antes e após a visita pelo janelão", reforça.
Emoção
As irmãs Kaline e Klívia ficaram muito emocionadas no encontro com o pai, José Raimundo, 60 anos. Ele está internado no Hospital de Emergência do Agreste há dez dias para tratamento da Covid-19.
"Essa é uma iniciativa muito linda do hospital, para que a gente possa enfrentar com mais ânimo esse processo que é muito difícil para nós e para ele", salientou Kaline.
Morador da cidade de Traipu, o estudante Albert Henrique Ferreira também ficou muito emocionado ao falar com o avô, José Arnaldo Ferreira, 65 anos. O paciente encontra-se internado no HE do Agreste há 11 dias, em um dos leitos de enfermaria para a Covid-19.
"É uma alegria muito grande conversar com meu avô e transmitir palavras e sentimentos que irão ajudar ele na recuperação " declarou.
Veja o vídeo:
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro recorre e pede que STF reconheça que ele 'desistiu' do golpe
Febraban endurece regras contra contas laranja e bets irregulares
Lula completa 80 anos e se torna o primeiro octogenário no cargo
Donos de clínica de reabilitação viram réus por crimes cometidos contra esteticista
Sine Maceió oferece 200 vagas Call Center para trabalho home office
Confira os campeões do 32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
