Alagoas volta a ser destaque por práticas educacionais realizadas na pandemia
Ação veio da Escola Estadual Comendador José da Silva Peixoto, de Penedo
Neste período em que as escolas de todo o Brasil tiveram que repensar o fazer educacional em virtude do isolamento social, Alagoas tem se destacado nacionalmente com práticas inovadoras realizadas durante a pandemia e implementadas por meio do Regime Especial de Atividades Escolares Não Presenciais (REAENP). Após ter três ações selecionadas para a compilação “Educação na Pandemia – Guia de Boas Práticas”, dos Institutos Sonho Grande Natura, agora, o estado aparece no webinar “Práticas de Sucesso no Ensino Remoto”, promovido pela Fundação de Desenvolvimento Gerencial (FDG) com iniciativa da Escola Estadual Comendador José da Silva Peixoto.
No webinário, que também contou com exposições de projetos de Mina Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, a escola de Penedo apresentou a sua primeira gincana virtual, o Gingatech. Um dos idealizadores da ação, o professor de Artes Leandro Santana falou da iniciativa, que foi de caráter interdisciplinar e mobilizou quase mil estudantes do ensino fundamental, médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
“Quisemos trabalhar diversas linguagens em uma gincana que antes era presencial e agora precisava ser virtual, mas sem deixar de lado o principal objetivo: o protagonismo do aluno. Durante três semanas, eles postaram diversas atividades, que iriam de concursos de paródia, jogos, desafios no aplicativo tik tok. Tivemos ainda um quiz de perguntas sobre o filme ‘O Auto da Compadecida’, onde trabalhamos temas ligados à história, sociologia, geografia. O resultado foi o melhor possível, pois envolveu também os familiares”, relata Leandro.
Mobilização - A gestora da unidade, Raqueline Souza, comemorou o reconhecimento da prática nacionalmente. “Foi uma ação que envolveu toda a cidade de Penedo, pois fomos aos meios de comunicação local divulgá-la. Estudantes do 6º ano até a EJA se empenharam e apresentaram trabalhos belíssimos, o que incluiu cordel, danças, apresentações musicais. Ver estas ações serem destaque em um webinário nacional é gratificante para todos que fazem a Comendador”, destaca Raqueline.
Os trabalhos da Gincatech podem ser conferidos no integram da escola (@orgulho_de_ser_comendador) como também a apresentação da escola no webinar “Práticas de Sucesso no Ensino Remoto”, da FDG, pelo canal da Fundação no Youtube ou pelo link https://www.youtube.com/watch?v=L6nQ2wm-5mE, no trecho de 1:12:23 a 1:23:00.
Veja também
Últimas notícias
Suspeito de tráfico tenta subornar policiais com R$ 50 mil após prisão em Maceió
Ex-companheiro invade residência, agride mulher, rouba celular e acaba preso por violência doméstica
Suspeitos são presos por injúria racial com cunho homofóbico e agressão em casa de passagem de Maceió
Homem é ferido no pescoço por faca e mobiliza Samu e Polícia Militar no Jacintinho
Petrolífera dos EUA diz a Trump que investir na Venezuela é “inviável”
Incêndios florestais destroem 5.500 hectares na Patagônia argentina
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
