Agreste

Limoeiro de Anadia implanta o Agente Covid

Profissionais atuarão exclusivamente no mapeamento, detecção e controle da pandemia no município

Por Assessoria 24/07/2020 10h10 - Atualizado em 24/07/2020 11h11
Limoeiro de Anadia implanta o Agente Covid
Limoeiro de Anadia implanta agente covid-19 - Foto: Assessoria

Médicos e enfermeiros da Saúde de Limoeiro de Anadia estiveram reunidos no ginásio da Escola Municipal Pedro Ferreira, no Cadoz, onde participaram de uma reunião para atualização sobre o fluxo de atendimento aos pacientes suspeitos do novo Coronavírus (Covid-19).

Na oportunidade foi lançado um novo projeto para o enfrentamento à pandemia no município, que é a implantação do Agente Covid, que vai atuar diretamente no mapeamento e detecção precoce e acompanhamento dos novos casos da doença no município, inclusive na zona rural.

Segundo o secretário de Saúde, Rodolpho Barbosa, ao contrário dos tradicionais agentes de saúde, o trabalho do Agente Covid será atuar diretamente no combate, prevenção e controle da pandemia em Limoeiro de Anadia.

“O Agente Covid será um importante elo entre a comunidade e a Secretaria Municipal de Saúde, pois esse profissional é quem irá acompanhar e orientar diretamente cada família”, frisou.

Com o novo projeto, a ideia é trabalhar o princípio da atenção básica, que é tratar o paciente em sua própria comunidade, evitando que o paciente saia do seu sítio, do seu povoado, em busca de atendimento na cidade.

“Qualquer pessoa que informar algum sintoma, o agente irá direcioná-la até a unidade local, onde será consultada por um especialista e testada se houver necessidade. Caso teste positivo para a Covid-19, a pessoa será medicada e acompanhada durante todo o período da quarentena. Caso apresente sintomas mais agressivos, o paciente será encaminhado para o hospital da cidade e, se houver necessidade, transferido para uma unidade referência”, explicou o secretário.

Desde o início da pandemia, o prefeito Marcelo Rodrigues determinou um intenso trabalho de prevenção, combate e enfrentamento da doença. No município já foram registrados cerca de 180 pessoas infectadas pelo Novo Coronavírus.

Recentemente, o Município adquiriu 3 mil testes, que foram apresentados durante a reunião. O prefeito e alguns profissionais realizaram o exame, que detecta se o paciente está com o vírus, já teve ou não. Ao realizar o teste, o prefeito Marcelo recebeu a informação que já teve contato com o vírus e está imune.

“O trabalho de todos os profissionais da saúde é incansável e realizado diuturnamente. Não podemos baixar a cabeça para essa doença, que em muitos casos é bastante agressiva e letal. Os 3 mil testes adquiridos nos darão o verdadeiro panorama da pandemia em nosso município, resultado este que será fundamental para intensificarmos o controle”, finalizou Marcelo Rodrigues.