Complexo Tarcizo Freire realiza ação de controle e prevenção a Leishmaniose
A ação faz parte do “Agosto Verde”, mês que reforça a prevenção à doença infecciosa

O Complexo Multidisciplinar de Equoterapia Tarcizo Freire em parceria com a clínica Pet Aki deu início a Campanha de Prevenção e Controle da Leishmaniose Visceral. A ação faz parte do “Agosto Verde”, mês que reforça a importância da prevenção à doença infecciosa.
O serviço é ofertado a animais em situação de vulnerabilidade que passam pela triagem com teste sorológico, com o resultado negativo, inicia o protocolo de vacinação, que consiste em 3 doses, com intervalos de 21 dias.
O médico veterinário Dr. Daniel Tenório ressaltou que o Estado de Alagoas, principalmente as comunidades mais carentes vem sofrendo com essa doença, que é uma zoonose, ou seja, é transmitida aos seres humanos.
Tenório ainda falou que um outro problema vem crescendo, é o aumento de cães abandonados nas ruas da cidade e, que muitas pessoas têm assumido a responsabilidade de acolher esses animais, muitos deles com diversos problemas de saúde, tratam para depois colocá-los para adoção.
“A ação que estamos relizando tem como objetivo imunizar alguns desses animais reduzindo as possibilidades de avanço dessa doença, protegendo a eles e as pessoas que cuidam deles”, concluiu.
A doença
A Leishmaniose Visceral é uma zoonose de evolução crônica, se não tratada, pode levar a óbito até 90% dos casos. A transmissão acontece quando os mosquitos fêmeas infectadas picam cães ou outros animais infectados, e depois picam o homem, transmitindo o protozoário Leishmania chagasi, causador da Leishmaniose Visceral.
Os principais sintomas da doença são febre de longa duração, aumento do fígado e baço, perda de peso, fraqueza, redução da força muscular e anemia.
Últimas notícias

Após depoimento de Virginia, CPI vai ouvir Rico Melquíades

Pintor morre após cair de quatro metros em obra de hospital em Arapiraca

Segurados do INSS podem pedir devolução de descontos ilegais
Justiça concede liberdade a influenciador acusado de agredir ex-companheira em Maceió

Homem invade consulta psicológica no CAPS para impedir companheira de denunciar violência doméstica

Homem é preso por tráfico de drogas e envolvimento em homicídios em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
