Complexo Tarcizo Freire realiza ação de controle e prevenção a Leishmaniose
A ação faz parte do “Agosto Verde”, mês que reforça a prevenção à doença infecciosa
O Complexo Multidisciplinar de Equoterapia Tarcizo Freire em parceria com a clínica Pet Aki deu início a Campanha de Prevenção e Controle da Leishmaniose Visceral. A ação faz parte do “Agosto Verde”, mês que reforça a importância da prevenção à doença infecciosa.
O serviço é ofertado a animais em situação de vulnerabilidade que passam pela triagem com teste sorológico, com o resultado negativo, inicia o protocolo de vacinação, que consiste em 3 doses, com intervalos de 21 dias.
O médico veterinário Dr. Daniel Tenório ressaltou que o Estado de Alagoas, principalmente as comunidades mais carentes vem sofrendo com essa doença, que é uma zoonose, ou seja, é transmitida aos seres humanos.
Tenório ainda falou que um outro problema vem crescendo, é o aumento de cães abandonados nas ruas da cidade e, que muitas pessoas têm assumido a responsabilidade de acolher esses animais, muitos deles com diversos problemas de saúde, tratam para depois colocá-los para adoção.
“A ação que estamos relizando tem como objetivo imunizar alguns desses animais reduzindo as possibilidades de avanço dessa doença, protegendo a eles e as pessoas que cuidam deles”, concluiu.
A doença
A Leishmaniose Visceral é uma zoonose de evolução crônica, se não tratada, pode levar a óbito até 90% dos casos. A transmissão acontece quando os mosquitos fêmeas infectadas picam cães ou outros animais infectados, e depois picam o homem, transmitindo o protozoário Leishmania chagasi, causador da Leishmaniose Visceral.
Os principais sintomas da doença são febre de longa duração, aumento do fígado e baço, perda de peso, fraqueza, redução da força muscular e anemia.
Últimas notícias
Confira a agenda dos presidenciáveis neste fim de semana (29 e 30)
Homem é assassinado em bar na feira livre de Delmiro; suspeito foi preso
Diretor arremessa cadeira contra torcedores após jogo infantil de Handebol em Maceió
Festa dos 64 anos de Lagoa da Canoa reúne mais de 18 mil pessoas
Lula vem a Alagoas para reforçar candidatura de Renan Filho
Limoeiro de Anadia promove ação de conscientização contra violência à mulher
Vídeos e noticias mais lidas
Comandante da PM emociona em homenagem a coronel que morreu após mal súbito
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
