Arapiraca

Arapiraca : Campanha de vacinação contra o sarampo é iniciada e prossegue até o dia 31

O público- alvo da campanha são as pessoas de 20 a 49 anos de idade.

Por 7Segundos com assessoria 03/08/2020 16h04
Arapiraca : Campanha de vacinação contra o sarampo é iniciada e prossegue até o dia 31
Arapiraca : Campanha de vacinação contra o sarampo é iniciada e prossegue até o dia 31 - Foto: Lu Freitas/PMNH

Pessoas com idade entre 20 e 49 anos devem procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para tomar a vacina contra o sarampo. A Prefeitura de Arapiraca iniciou a campanha nesta segunda-feira (03) e prossegue com a vacinação até o dia 31 de agosto.

Diante desse momento de pandemia, todas as UBS estão organizadas para atender os usuários, seguindo todas as orientações para evitar a transmissão por coronavírus.

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação de Imunização, ainda orienta que as pessoas com suspeitas ou confirmadas com Covid-19 deverão aguardar o período de incubação do vírus (14 dias ) realizar o teste, e após o resultado atestar negativo para Covid-19 é que devem tomar a dose da vacina.

De acordo com Adriana Duarte coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI), em Arapiraca, o sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. A transmissão da doença ocorre quando a pessoa contaminada tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. " A única maneira de evitar é tomando a vacina", alertou.

O objetivo do Município é imunizar cerca de 99 mil pessoas contra a doença, que voltou a circular no Brasil, desde fevereiro de 2018. Até março deste ano, o País registrou 29.233 casos confirmados, com 30 óbitos pela doença.