'Se tudo der certo, teremos vacina em janeiro', diz infectologista
A ordem de quem será vacinado primeiro ainda será definida mas possivelmente seguirá a normativa da vacina da gripe

O Brasil pode começar 2021 com uma vacina contra a Covid-19 sendo aplicada. Essa é a previsão do infectologista e secretário estadual de Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, em entrevista sobre o assunto à CNN neste domingo (6).
"A vacina do Instituto Butantan tem uma programação de término dos estudos ainda em outubro. Em novembro os resultados estarão disponíveis e em dezembro estaremos com 45 milhões de doses no Brasil. Os estudos só vão aguardar a chancela dos órgãos de vigilância sanitária, no caso a Anvisa. Se tudo der certo, teremos tudo pronto em dezembro, com início de vacinação já em janeiro", disse.
"Todas as vacinas só serão liberadas pela Anvisa se tiverem passado e sido aprovada nas fases 1, 2 e 3", ressalta, explicando como andam os testes na China. "A primeira dose produziu proteção em 92% dos pacientes. Quando receberam a segunda dose, 14 dias depois, elevou-se para 97%. Portanto quase 100% de quem tomou a vacina estava protegido.A vacina é extremamente segura e por isso o Butantan trouxe para o Brasil".
A ordem de quem será vacinado primeiro ainda será definida, mas "muito possivelmente seguirá o mesmo ritmo e normativa [da vacina] para a gripe, aqueles grupos que tenham idosos, gestantes, profissionais de saúde".O secretário de Saúde respondeu ainda ao questionamento de um espectador se haverá vacina para todos ou uma corrida a clínicas particulares. "Ela vai ser distribuída pelo SUS de forma gratuita, ninguém vai pagar por essa vacina. O que queremos é salvar vidas. Quanto mais vacinas seguras existirem, melhor para todos".
Veja também
Últimas notícias

Cibele Moura doa 250 kg de ração e participa do lançamento do programa Pet Solidário em União dos Palmares
![[Vídeo] Fabio Costa denuncia ações da Funai em propriedades produtivas de Palmeira dos Índios](https://img.7segundos.com.br/57V-31z1vxgAS92LBtN98wIuRoo=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/img-9410.jpg)
[Vídeo] Fabio Costa denuncia ações da Funai em propriedades produtivas de Palmeira dos Índios

Mulher de 43 anos é internada em Maceió com suspeita de intoxicação por metanol

Ação integrada em Maragogi resulta na apreensão de submetralhadora

Novas alterações de sentido entram em vigor no bairro Poço no dia 11 de outubro

Evento em Maceió discute ‘nova era da medicina’ e o futuro econômico da carreira médica
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
