Agreste de Alagoas recebe reconhecimento nacional em saneamento
Agreste Saneamento é premiada pelo Instituto Trata Brasil, ONG mais importante do segmento e que monitora qualidade do serviço no país

O agreste alagoano recebeu uma premiação nacional em saneamento. O prêmio foi concedido pelo Instituto Trata Brasil - Organização Não Governamental (ONG) mais importante do setor no país -, à Agreste Saneamento, pelo projeto de abastecimento de água executado em dez municípios da região. A Agreste Saneamento atua junto com a Companhia de Saneamento de Alagoas (CASAL) desde 2012, através de uma parceria público-privada com duração de 30 anos, com o objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e assegurar melhorias nos sistemas de abastecimento de 10 municípios da região agreste do estado, beneficiando mais de 377 mil habitantes.
A premiação foi celebrada nesta quinta-feira (17) em um evento online promovido pelo Trata Brasil, que contou com a participação da diretora geral da Agreste, Angela Lins e com a presença de representantes dos outros municípios que apresentaram bons indicadores.
Todos os anos o Instituto Trata Brasil premia as melhores iniciativas do país em abastecimento, qualidade da água e tratamento de esgotos. A Agreste obteve o reconhecimento por meio da Parceria Público-privada (PPP) com a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) que leva água de qualidade a mais de 377 mil alagoanos.
O Instituto Trata Brasil premia pela quinta edição cidades que instituíram o saneamento básico como política séria e de longo prazo, alcançando indicadores relevantes. Em sua versão 2020, o evento, “Casos de Sucesso em Saneamento Básico – Municípios e Parcerias Público-Privada”, parceria com a consultoria GO Associados, trouxe oito exemplos positivos que se esforçaram e avançaram no acesso à água tratada, coleta e tratamento dos esgotos.
Os exemplos escolhidos foram separados por diferentes tipos de operação: operação pública municipal com Jaraguá do Sul (SC) e Brotas (SP); operação pública estadual em Campo Mourão (PR) e Fernandópolis (SP); além de operação privada em Araçatuba (SP) e Primavera do Leste (MT). Por fim, exemplos de boas parcerias público-privadas em Rio Claro (SP), e no Agreste de Alagoas.
Na avaliação de Angela Lins, o reconhecimento atesta que o compromisso assumido em 2012 pelo Grupo Iguá em Alagoas vem sendo desempenhado com proatividade, inovação e excelência. Entre os municípios premiados, o destaque dado à Agreste se dá pela união de várias iniciativas e projetos desenvolvidos.
"É muito importante este reconhecimento. Estamos muito felizes em figurar entre as empresas nacionais que desenvolvem as melhores iniciativas para garantir o bem-estar da população. Tal destaque é fruto de um trabalho árduo e comprometido de mais de 100 colaboradores locais de todos os níveis organizacionais, desde o leiturista até o técnico em manutenção, passando pela diretoria, que refletem diariamente o DNA Iguá de inovação e criatividade. Enfim, nossa gratidão se estende à Casal que atua conosco nessa parceria de sucesso", destaca a gestora.
Durante o evento, a gestora da Agreste Saneamento enfatizou a necessidade de estender iniciativas de sucesso como a de Alagoas para priorizar o saneamento básico no país.
“Para que possamos contribuir para a universalização do saneamento, temos que, acima de tudo, priorizar o saneamento. Quando trazemos esse serviço para a prioridade dos objetivos, seja em nível de município, da companhia ou da população a gente consegue planejar, unir esforços e trabalhar para levar saúde para a população. Na minha opinião, o marco do saneamento será importante e se colocarmos o saneamento básico como prioridade, vamos conseguir mudar o país e trazer um pouco mais de dignidade a uma população que já sofre tanto. ”
Últimas notícias

Lula nomeia Guilherme Boulos para Secretaria-Geral da Presidência

Petrobras reduz preço da gasolina em 4,9% para distribuidoras

Mãe vive angústia há oito dias com desaparecimento da filha e da neta em Rio Largo

PC fala sobre investigação de caso de mãe e filha desaparecidas

Leonardo Dias destaca necessidade de políticas públicas no enfrentamento à mendicância infantil

Júri condena genro a 31 anos de prisão por matar sogra e esconder corpo em geladeira
Vídeos e noticias mais lidas

Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto

Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável

Colégio Santa Cecília esclarece denúncia sobre telhado caindo na unidade em Arapiraca

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'
