“É um mês pra chamar de nosso”, diz Adriano Targino sobre Setembro Verde
Setembro é considerado o mês de luta da pessoa com deficiência

Considerado o mês de luta da pessoa com deficiência (PcD), setembro trouxe a importância da acessibilidade e inclusão e foi marcado pela Campanha Setembro Verde. Adriano Targino, referência em Arapiraca no trabalho com PcD’s, diz que o mês foi escolhido justamente porque no dia 21 de setembro se comemora o Dia Nacional da Pessoa Com Deficiência.
“Para todos nós, que enfrentamos limitações físicas ou intelectuais, significa mais que uma data no calendário, ou um mês de comemoração. Para além disso, é um despertar social para causas que foram negligenciadas durante muito tempo. Nós existimos. Nós estamos presentes em todas as camadas sociais. Nós temos direitos”, pontuou.
De acordo com o senso do IBGE, do ano de 2010, hoje no Brasil existem mais de 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência e mais de 2,5 milhões de pessoas com deficiência intelectual e múltipla, o que significa dizer que a inclusão social da pessoa com deficiência é urgente.
“Quando pensamos em PcD, automaticamente nos vem à cabeça a figura do cadeirante. Mas isso é um equívoco. Pessoas com deficiência, de acordo com a Convenção das Nações Unidas, realizada pela ONU em 2009, são aquelas que têm impedimento de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial. Às vezes a limitação é sutil, ou não perceptível”, comenta Targino, que teve poliomielite na infância, o que acarretou dificuldades e deixou sequelas.
Adriano destaca que Arapiraca necessita de políticas públicas mais direcionadas a PcD. E que, apesar de alguns avanços nesse sentido, existem muitos cidadãos naquela condição que não podem ser esquecidos.
“Não faz muito tempo, as pessoas com deficiência eram isoladas da sociedade e confinadas em suas casas, ou trancafiadas em hospícios. Com a implantação da Lei 13.146, que instituiu a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), tivemos certo avanço. Mas, há ainda há muito que se fazer. Com trabalho, dedicação e vontade podemos fazer muito mais”, finalizou.
Últimas notícias

Neymar é recebido com carinho por fãs e torcedores em hotel de Maceió

Ifal Maceió mantém atividades presenciais suspensas nesta quinta-feira (22) devido a fortes chuvas

Papel dos vereadores nas comunidades se destaca durante as chuvas

Prefeito Carlos tranquiliza população de Rio Largo e reforça ações emergenciais diante das fortes chuvas

Uncisal suspende atividades acadêmicas após fortes chuvas em Maceió

Comissão de Assuntos Sociais aprova projeto que garante acompanhamento familiar no tratamento do câncer de mama
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
