“É um mês pra chamar de nosso”, diz Adriano Targino sobre Setembro Verde
Setembro é considerado o mês de luta da pessoa com deficiência
Considerado o mês de luta da pessoa com deficiência (PcD), setembro trouxe a importância da acessibilidade e inclusão e foi marcado pela Campanha Setembro Verde. Adriano Targino, referência em Arapiraca no trabalho com PcD’s, diz que o mês foi escolhido justamente porque no dia 21 de setembro se comemora o Dia Nacional da Pessoa Com Deficiência.
“Para todos nós, que enfrentamos limitações físicas ou intelectuais, significa mais que uma data no calendário, ou um mês de comemoração. Para além disso, é um despertar social para causas que foram negligenciadas durante muito tempo. Nós existimos. Nós estamos presentes em todas as camadas sociais. Nós temos direitos”, pontuou.
De acordo com o senso do IBGE, do ano de 2010, hoje no Brasil existem mais de 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência e mais de 2,5 milhões de pessoas com deficiência intelectual e múltipla, o que significa dizer que a inclusão social da pessoa com deficiência é urgente.
“Quando pensamos em PcD, automaticamente nos vem à cabeça a figura do cadeirante. Mas isso é um equívoco. Pessoas com deficiência, de acordo com a Convenção das Nações Unidas, realizada pela ONU em 2009, são aquelas que têm impedimento de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial. Às vezes a limitação é sutil, ou não perceptível”, comenta Targino, que teve poliomielite na infância, o que acarretou dificuldades e deixou sequelas.
Adriano destaca que Arapiraca necessita de políticas públicas mais direcionadas a PcD. E que, apesar de alguns avanços nesse sentido, existem muitos cidadãos naquela condição que não podem ser esquecidos.
“Não faz muito tempo, as pessoas com deficiência eram isoladas da sociedade e confinadas em suas casas, ou trancafiadas em hospícios. Com a implantação da Lei 13.146, que instituiu a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), tivemos certo avanço. Mas, há ainda há muito que se fazer. Com trabalho, dedicação e vontade podemos fazer muito mais”, finalizou.
Últimas notícias
Batalhão de Choque é acionado para desobstruir a BR-104 após protesto por falta de água em Rio Largo
Bolsa supera os 162 mil pontos com dados de desaceleração da economia
Moraes manda exames de Bolsonaro para perícia da PF analisar
Após SBT negar ida de Flávio em programa, Ratinho confirma presença
Pesquisa da Flup mostra força da literatura nas periferias do Rio
Renan Filho autoriza R$ 481 milhões em investimentos na duplicação da BR-104/AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
