Alagoas

Distribuidora de autopeças conhece região Sul e potencialidades para instalação em Alagoas

Acompanhado pela deputada estadual Jó Pereira, o grupo participou de um encontro na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo

Por Assessoria 30/09/2020 15h03
Distribuidora de autopeças conhece região Sul e potencialidades para instalação em Alagoas
Distribuidora de autopeças conhece região Sul e potencialidades para instalação em Alagoas - Foto: Assessoria

Representantes da empresa Morelate distribuidora de autopeças, que atende todo o território nacional e sul americano, conheceram as potencialidades para instalação em Alagoas, especialmente na região Sul. Acompanhado pela deputada estadual Jó Pereira, nesta terça-feira (29) o grupo participou de um encontro na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) e, em seguida, visitou os municípios de Teotônio Vilela, Junqueiro e São Miguel dos Campos.

Na secretaria, o presidente do Conselho Administrativo da Morelate, Sérgio Ribeiro, explanou sobre a história da empresa e falou que está sendo estudada a possibilidade da instalação de uma Central de Distribuição (CD), montagem e importação em Alagoas, lembrando que hoje há sete CDs espalhadas em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Pernambuco.

Fundada em São Paulo, em 1988, a Morelate tem como principal foco de trabalho a linha de veículos pesados da Volkswagen, fornecendo também para outras marcas, como Ford, Scania, Mercedes, Volvo e Agrale.

O secretário-adjunto da Sedetur, Ricardo Dória, ouviu as demandas do grupo, inclusive em relação à logística e explicou um pouco sobre a legislação de incentivos fiscais do estado. Ele falou ainda sobre as obras estruturais realizadas recentemente em Alagoas, a exemplo da duplicação de importantes rodovias, e sobre a parceria firmada com a companhia aérea TAP Air Portugal para voos diretos entre Maceió e Lisboa.

Já a deputada Jó Pereira apresentou as possibilidades de instalação na região Sul, especialmente em Teotônio Vilela, onde já existe um polo industrial, e em São Miguel dos Campos. A parlamentar destacou os investimentos realizados no polo e na área de educação, lembrando que Teotônio Vilela conta com uma unidade do Sest-Senat para formação profissional. “Buscamos o desenvolvimento e acreditamos na força dos municípios”, frisou, colocando também o Poder Legislativo à disposição para ajudar para ajudar no processo de trazer a distribuidora para o estado.

“Estamos animados com Alagoas. Agora vamos fazer as visitas para conhecer a região, as distâncias, mas quero ressaltar a importância dessa parceria do governo com a TAP, pois temos centro de distribuição em Libsoa e esse voos diretos facilitariam muito nossa operacionalidade”, disse Sérgio Ribeiro. Acompanharam o encontro também os assessores da Sedetur, André Gomes e Rafael Cerqueira, e os consultores da Morelate, Marcos Garcia e Nelson Feijó.

Teotônio, Junqueiro e São Miguel dos Campos


Depois da reunião em Maceió, o grupo, acompanhado também do diretor da indústria Qualicoco, Gabriel Terra, seguiu com a deputada para Teotônio Vilela, onde o prefeito Joãozinho Pereira mostrou um pouco da estrutura da cidade (escolas, postos de saúde e a unidade do Sest-Senat), apresentou a planta topográfica do parque industrial local e levou os potenciais investidores para conhecer o Polo Industrial Governador Eduardo Campos e a Amafil, uma das maiores indústrias de beneficiamento de mandioca do Brasil, já instalada no polo.

Em seguida, o grupo passou por Junqueiro, onde pôde observar, do alto da serra, as potencialidades agrícolas da região. As visitas terminaram em São Miguel dos Campos, quando o candidato a prefeito, Fernando Pereira, falou um pouco sobre seu projeto para o município e explanou sobre as características e potencialidades da região Sul como um todo.

Classificando as visitas como positivas e bastante produtivas, a equipe da Morelate levou uma cópia da planta do polo de Teotônio Vilela para que o setor de engenharia da empresa, com sede em São Paulo, trabalhe na perspectiva de uma possível instalação.