Girau do Ponciano: Hospital Municipal Enoque de Barros recebe ala de estabilização da Covid-19
O centro de triagem, localizado ao lado do Hospital, continuará funcionando

Com a diminuição dos casos da covid-19, e o surgimento de vagas nos hospitais do Estado, o hospital de campanha de Girau, já com o seu atendimento reduzido, e que desativara dezesseis leitos de retaguarda que instalara em parceria com o Estado de Alagoas, estará transferindo seis leitos para estabilização de pacientes que apresentem novos casos de Covid-19, para o Hospital Municipal Enoque de Barros.
A nova estratégia vem do Grupo Técnico de Enfrentamento ao Coronavírus – GT da Saúde de Girau do Ponciano, que avaliou e constatou a redução dos casos no município e decidiu continuar o atendimento hospitalar, agora no Hospital Enoque de Barros, que passa por reforma de suas instalações físicas e modernização dos seus equipamentos. Contudo, já há condições para o recebimento dos 6 leitos que cuidarão dos pacientes de Girau do Ponciano, portadores da covid-19 e que precisem de internação hospitalar.
Todo o sistema de saúde, através do PSF de Girau do Ponciano, continuará com a busca ativa e os testes para a identificação da covid-19 na população. O tratamento precoce também será mantido, pois ele se mostrou eficiente, evitando que a doença atingisse o seu estágio mais grave, livrando os mais de 3700 pessoas monitoradas da internação na retaguarda e UTI do Hospital de campanha.
Continua também o centro de triagem, localizado ao lado do Hospital Enoque de Barros, que identifica o contágio do coronavírus.
A Secretaria de Saúde de Girau do Ponciano, através do PSF, realizou os testes rápidos, acima do número recomendado pelas autoridades nacionais e internacionais, e registrou de março a setembro, após os testes realizados na população de Girau; 3710 casos notificados; 1536 casos confirmados; 2174 casos descartados e 1481 casos recuperados, todos monitorados e tratados pelo PSF. Já o hospital de campanha de Girau atendeu a 184 pacientes com a covid-19, com tratamento intensivo.
O momento mais grave dessa pandemia passou, porém, não se deve relaxar os protocolos de higiene e de convívio social. O Município continuará com todas as ações que garantiram o controle do coronavírus e ainda dará todo o suporte para o internamento dos casos mais graves, nas unidades hospitalares do Estado.
Com a desinstalação da estrutura física do hospital de campanha daquela cidade, que serviu o seu propósito no tratamento da população no pico da pandemia, o Hospital Enoque de Barros vai contar com estrutura compatível para esse atendimento. Contudo, todo o sistema de saúde girauense continuará a luta contra o coronavírus.
Veja também
Últimas notícias

Paciente psiquiátrica esfaqueia ex-marido e se tranca dentro de casa em Penedo

Semurb fiscaliza despejo irregular de esgoto na bacia do Rio Jacarecica

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 45 milhões

Projeto de ilustrador alagoano transforma Maceió em arte

Consórcio Aero Maragogi pede autorização ambiental para funcionamento do Canteiro de Obras

Prefeito de Junqueiro manifesta solidariedade ao gestor de Rio Largo
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
