Covid -19

Girau do Ponciano: Hospital Municipal Enoque de Barros recebe ala de estabilização da Covid-19

O centro de triagem, localizado ao lado do Hospital, continuará funcionando

Por Assessoria 03/10/2020 15h03 - Atualizado em 03/10/2020 15h03
Girau do Ponciano: Hospital Municipal Enoque de Barros recebe ala de estabilização da Covid-19
Girau do Ponciano: Hospital Municipal Enoque de Barros recebe ala de estabilização da Covid-19 - Foto: Assessoria

Com a diminuição dos casos da covid-19, e o surgimento de vagas nos hospitais do Estado, o hospital de campanha de Girau, já com o seu atendimento reduzido, e que desativara dezesseis leitos de retaguarda que instalara em parceria com o Estado de Alagoas, estará transferindo seis leitos para estabilização de pacientes que apresentem novos casos de Covid-19, para o Hospital Municipal Enoque de Barros.

A nova estratégia vem do Grupo Técnico de Enfrentamento ao Coronavírus – GT da Saúde de Girau do Ponciano, que avaliou e constatou a redução dos casos no município e decidiu continuar o atendimento hospitalar, agora no Hospital Enoque de Barros, que passa por reforma de suas instalações físicas e modernização dos seus equipamentos. Contudo, já há condições para o recebimento dos 6 leitos que cuidarão dos pacientes de Girau do Ponciano, portadores da covid-19 e que precisem de internação hospitalar.

Todo o sistema de saúde, através do PSF de Girau do Ponciano, continuará com a busca ativa e os testes para a identificação da covid-19 na população. O tratamento precoce também será mantido, pois ele se mostrou eficiente, evitando que a doença atingisse o seu estágio mais grave, livrando os mais de 3700 pessoas monitoradas da internação na retaguarda e UTI do Hospital de campanha.

Continua também o centro de triagem, localizado ao lado do Hospital Enoque de Barros, que identifica o contágio do coronavírus.

A Secretaria de Saúde de Girau do Ponciano, através do PSF, realizou os testes rápidos, acima do número recomendado pelas autoridades nacionais e internacionais, e registrou de março a setembro, após os testes realizados na população de Girau; 3710 casos notificados; 1536 casos confirmados; 2174 casos descartados e 1481 casos recuperados, todos monitorados e tratados pelo PSF. Já o hospital de campanha de Girau atendeu a 184 pacientes com a covid-19, com tratamento intensivo.

O momento mais grave dessa pandemia passou, porém, não se deve relaxar os protocolos de higiene e de convívio social. O Município continuará com todas as ações que garantiram o controle do coronavírus e ainda dará todo o suporte para o internamento dos casos mais graves, nas unidades hospitalares do Estado.

Com a desinstalação da estrutura física do hospital de campanha daquela cidade, que serviu o seu propósito no tratamento da população no pico da pandemia, o Hospital Enoque de Barros vai contar com estrutura compatível para esse atendimento. Contudo, todo o sistema de saúde girauense continuará a luta contra o coronavírus.