TJAL sai na frente com uso do aplicativo iAcordo, avalia Tutmés Airan
Ferramenta permitirá que os usuários façam acordos judiciais ou extrajudiciais em negociações celebradas de forma virtual
O Judiciário estadual sai na frente com o uso do aplicativo iAcordo para a resolução on-line de conflitos, essa é a avaliação do presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), Tutmés Airan. A ferramenta, segundo o desembargador, é mais um instrumento voltado para a consolidação da política de mediação e conciliação do TJAL.
"Essa é uma ideia inédita, que muito nos orgulha. A plataforma foi projetada para aproveitar a mão de obra dos oficiais de justiça, que também poderão atuar como mediadores e conciliadores", destacou Tutmés Airan, que discutiu as funcionalidades do aplicativo em reunião nesta segunda-feira (5).
Para o desembargador, o empenho dos oficiais será fundamental para o sucesso do projeto. "É o oficial de justiça que faz com que as partes se interliguem. Nesse momento, ele pode funcionar como um instrumento de pacificação. Se ele conseguir, a consequência é que o processo praticamente nem nasça".
De acordo com Eduardo Brasil D'Ávila, diretor da empresa Desenvolvimento de Soluções Online de Resolução de Conflitos Ltda., responsável pelo iAcordo, o aplicativo vai trazer benefícios às partes. "A ideia da plataforma nasceu em 2016, quando a gente percebeu que podia contribuir para unir as partes dentro de um processo de pacificação e que a gente poderia fazê-lo com comodidade e celeridade".
O coordenador da Central de Mandados de Maceió, Gustavo Macêdo, afirmou que os oficiais de justiça trabalharão "a pleno vapor" para auxiliar nas mediações e conciliações. "Vamos chegar para somar nessa luta".
O coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), juiz José Miranda, ressaltou que apenas os oficiais que fizeram curso poderão atuar como mediadores e conciliadores. "Sem curso não há validade, é o que determina resolução do Conselho Nacional de Justiça. Vamos conversar com a Escola da Magistratura para que novos cursos ocorram".
Últimas notícias
Carreta avança sinal vermelho e provoca acidente na Avenida Fernandes Lima
Vídeo dos bastidores da Mega-Sena da Virada gera dúvidas nas redes sociais
BRT, ônibus modernos e tecnologia: Maceió entra na era da mobilidade inteligente
Jovem fica ferido após ser atingido por brinquedo de parque de diversões em Garanhuns
Polícia Civil investiga triplo homicídio ocorrido na orla do município do Pilar
Pedreiro morre após cair de prédio em construção em Viçosa
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
