Agreste

Com a flexibilização, Diocese de Penedo autoriza novas atividades

Segundo a carta, está autorizado o retorno das atividades dos grupos, movimentos e pastorais

Por 7segundos 13/10/2020 16h04
Com a flexibilização, Diocese de Penedo autoriza novas atividades
Padre Daniel Nascimento- administrador da Diocese de Penedo  - Foto: Redes sociais

Após o decreto do Governo do Estado, com o avanço para a fase azul em todo o interior de Alagoas, a Diocese de Penedo iniciou um novo plano de flexibilização. Em uma carta divulgada pelo administrador da Diocese, padre Daniel do Nascimento Santos, além das antigas orientações, foram divulgadas as atividades pastorais que retornarão. Segundo a carta, está autorizado o retorno das atividades dos grupos, movimentos e pastorais.

Essas atividades acontecem nas Igreja e, também, em espaços como salões e salas disponibilizadas pelas paróquias. Também foram liberados os encontros e reuniões em casas e preparação aos sacramentos do Batismo e do Matrimônio.

As turmas de catequese de Crisma, que já tenham concluídas todas etapas formativas, poderão agendar a celebração. Já as atividades catequéticas de crianças e adultos continuam suspensas.

Leia carta na integra:


CARTA DO ADMINISTRADOR DIOCESANO COM NOVAS ORIENTAÇÕES PASTORAIS PARA A IGREJA DE PENEDO, NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO CORONAVIRUS (COVID-19)

Caríssimos Irmãos Padres, Diáconos, Religiosos (as) e Fiéis leigos (as), Irmãos (ãs): Paz e Saúde a todos!

Quero agradecer imensamente a todos pela unidade e compromisso com nossa Igreja Diocesana, neste momento em que retomamos nossas atividades pastorais. Desde 08 de agosto nossas Igrejas e comunidades têm vivido um recomeço que têm trazido alento e esperança. A vida espiritual do nosso povo têm sido o grande diferencial diante das adversidades e sofrimentos que vivem tantos irmãos e irmãs. Agradeço ainda mais por terem colocado em prática as orientações oferecidas por nossa diocese, pois sabemos que a pandemia está à nossa porta e exige ainda de nós os cuidados devidos. 

É importante lembrar que não podemos baixar a guarda, nem tampouco tratarmos com desdém tais recomendações, pois precisamos evitar que retrocessos aconteçam e tragam dificuldades à vida espiritual e pastoral para a Igreja e para o povo de Deus.

Assim, considerando a atual condição de flexibilização em todo o interior do Estado de Alagoas e, acima de tudo, conscientes de nossa missão enquanto Igreja, quer na evangelização, quer na colaboração junto às autoridades competentes, venho por meio desta apresentar novas orientações pastorais para a Diocese de Penedo, especialmente no que se refere a ação pastoral realizada pelas pastorais, grupos, movimentos e associações.

É importante salientar que as orientações já apresentadas, no dia 31 de julho de 2020, referente as celebrações dos sacramentos, cuidados preventivos, como uso do álcool gel, máscara de proteção, higienização dos espaços celebrativos, superfícies e objetos litúrgicos, bem como a ocupação máxima de 30% permanecem e devem estar sob o olhar de todos. Ainda é importante relembrar que todas as pessoas que fazem parte dos grupos de risco ou que apresentam sintomas de gripe, febre, resfriado, dor de ouvido e afins, devem ficar em casa.

Contudo, queremos, como descrito acima, apresentar algumas disposições para as atividades pastorais desenvolvidas pela Igreja através dos vários grupos, pastorais e associações, a saber:

1. Está autorizado o retorno de atividades dos grupos, movimentos e pastorais que se reúnem na Igreja e em espaços disponíveis pela Igreja (Salões e salas), desde que se respeite todas orientações de distanciamento (1,5m), uso de máscara e álcool em gel 70%;

2. Está autorizado encontros e reuniões em casas, respeitando os critérios mencionados no item 1;

3. Está autorizado o retorno de preparação aos sacramentos do Batismo e do Matrimônio, com observação de todos os critérios já elencados;

4. Permanecem suspensas todas as atividades catequéticas continuadas, quer para as crianças, quer para os adultos;

5. As turmas de catequese de Crisma que já tenham concluídas todas etapas formativas poderão, por meio do padre da respectiva paróquia, agendar a celebração deste sacramento com o Administrador Diocesano, desde que se respeite todas as orientações, como para missa.

6. Evite-se as celebrações com número elevado de crismandos, podendo, caso necessário, dividir em duas ou mais celebrações;

7. Os fiéis do grupo de risco e com sintomas do Covid-19, estão desobrigados ao preceito dominical.

Caros irmãos padres e diáconos, religiosos (as), leigos(as), todo povo de Deus desta querida Diocese de Penedo, agradeço imensamente a todos pela dedicação e empenho com os quais têm exercido os diversos trabalhos pastorais na Igreja!

Depositemos nossa vida nas mãos de Deus, confiantes na proteção e intercessão de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, que ela nos guie, nos proteja e nos encha da graça de Deus, especialmente neste momento em que estamos vivendo!

Penedo, 12 de outubro de 2020. Solenidade de Nossa Senhora da Conceição Aparecida

Pe. Daniel do Nascimento Santos

Administrador da Diocese de Penedo