SEMARH e Comitê da Bacia do Rio São Francisco promovem capacitação aos agricultores do Canal do Sertão
Seleção para licitação será conduzida pela Agência Peixe Vivo e vai até 20 de novembro
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), em trabalho conjunto com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), promovem uma seleção para licitação de empresas interessadas em realizar o cadastro de usuários, capacitação e assistência técnica aos agricultores do Canal do Sertão.
Esta ação, viabilizada graças a um Acordo de Cooperação firmado entre a SEMARH, o CBHSF e a Agência Peixe Vivo, secretaria executiva do CBHSF terá um investimento de R$ 1.462.334,38, recursos oriundos da cobrança pelo uso da água do Rio São Francisco. O Edital de Licitação, que já está em vigência, segue até o dia 20 de novembro e os serviços serão realizados durante 16 meses.
“Durante o ano de 2019 nos reunimos diversas vezes com a Diretoria do CBHSF e articulamos a construção de um acordo de cooperação técnica para o financiamento de ações de interesse mútuo entre o Estado de Alagoas e o Comitê, já que metade do nosso Estado faz parte da Bacia do Rio São Francisco. Construímos o plano de trabalho em conjunto e assinamos o documento no final de 2019. Agora, estamos começando a colher os frutos dessa parceria”, afirmou o Secretário Executivo de Gestão Interna da SEMARH, Pedro Lucas.
Serviços prestados
Dentre os serviços previstos nesta contratação estão o sobrevoo de Drone para identificação das captações ao longo do Canal do Sertão, a regularização de usuários de água, avaliação de sistemas de irrigação, o estudo de manejo do solo e da irrigação, cursos de capacitação de irrigantes para agentes multiplicadores das práticas de manejo de irrigação, coletas de amostras de solo para análise laboratorial, a distribuição de material gráfico educativo (cartilhas, folhetos e banners), além da assistência técnica aos agricultores.
A ação deve ser iniciada nos primeiros meses de 2021. Além desta contratação, o acordo de cooperação também financiará outras duas ações da SEMARH na região: a elaboração dos estudos para o Modelo de Gestão do Canal do Sertão e os serviços de mobilização para o processo eleitoral do futuro Comitê de Bacia Hidrográfica do Sertão do São Francisco.
Veja também
Últimas notícias
Em tom de campanha, Renan Filho oficializa pré-candidatura com críticas a Téo Vilela
Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 52 milhões
Jovem é assassinado e mais dois sofrem tentativa de homicídio após confusão em Jundiá
Ratinho vira réu da Justiça Eleitoral após ataques à deputada
Jovens se escondem embaixo de carro e são presos após cometeram assalto em Maceió
Cinegrafista da Band Minas morre, e repórter fica ferida em acidente na BR-381
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
Ciclista morre após ser atingida por carro e ser atropelada por caminhão em Arapiraca
