PF de SP faz operação contra tráfico de animais silvestres e prende um dos maiores traficantes do país
Zé do Bode, um dos maiores traficantes de animais do país, foi preso nesta manhã. Ação ocorre em 4 estados do país. São cumpridos 14 mandados de prisão preventiva e 17 mandados de busca e apreensão
A Polícia Federal de São Paulo deflagrou na manhã desta sexta-feira (4) uma operação para desarticular uma quadrilha especializada no tráfico de animais silvestres. A ação ocorre nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná e Pernambuco.
Um dos presos, Roberto Augusto Martinez Filho, conhecido como “Zé do Bode”, é apontado por agentes da Polícia Federal e da Polícia Ambiental como um dos maiores traficantes de animais silvestres do Brasil. Ele usa redes sociais para vender animais e já tinha sido preso em agosto do ano passado após ser flagrado com um casal de macacos, mas estava em liberdade.
São cumpridos 14 mandados de prisão preventiva, 17 mandados de busca e apreensão e 5 mandados de apreensão de veículos automotores nas cidades de São Paulo, Diadema (SP), Jacareí (SP), Mongaguá (SP), Ivinhema (MS), Novo Horizonte do Sul (MS), Aparecida de Goiânia (GO), Curitiba (PR) e Alagoinha (PE).
A operação Urutau 2 é realizada em conjunto com o Ministério Público Federal, Secretaria Municipal do Meio Ambiente de São Paulo, Polícia Militar Ambiental do São Paulo, Polícia Militar Ambiental do Mato Grosso do Sul e o Ibama.
O nome da operação é uma alusão aos urutaus, que são aves exclusivamente noturnas e que utilizam sua plumagem para se camuflar com o ambiente, dificultando a sua localização pelos predadores.
A primeira fase da operação ocorreu em 23 de maio de 2019. Na ocasião, nove pessoas foram presas e cerca de 350 animais mantidos em cativeiro apreendidos.
Durante as investigações, foram apreendidos centenas de animais retirados da natureza e mantidos em cativeiros.
Eram comercializados animais silvestre em extinção como: arara-canindé, arara-azul, arara-vermelha, ararajuba, jabuti-piranga, jacaré, macaco-prego, sagui de tufos brancos, saíra-pintor e tucano-toco.
Veja também
Últimas notícias
Em meio a crise com bolsonaristas, Tarcísio troca chefe da Casa Civil
Identificadas as cinco vítimas fatais de acidente com ônibus na BR-251, no Norte de Minas
Polícia Civil prende padrasto que estuprou e engravidou a própria enteada
Justiça concede progressão de pena e Babal Guimarães passa para o regime semiaberto
Queda em obra mata trabalhador de 58 anos em Rio Largo; suspeita é de choque
Estudos técnicos vão investigar rachaduras em casas na zona rural de Craíbas
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
