Na apuração do assassinato de juíza, Deputada Cibele Moura exige rigor
Parlamentar é autora da lei que veda a nomeação para cargos comissionados pelo Estado de Alagoas de condenados com base na Maria da Penha
“Que o assassinato da juíza Viviane Vieira do Amaral não fique impune e o autor desse crime bárbaro seja punido com o rigor da lei”, afirmou a deputada estadual Cibele Moura (PSDB), neste sábado (26), sobre o crime de feminicídio que vitimou a magistrada do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. A juíza foi morta pelo ex-marido, o engenheiro Paulo José Arronenzi, de 52 anos, na frente das três filhas na véspera do Natal. Ele foi preso em flagrante.
Para Cibele, é preciso dar um basta nessa chaga. “Até quanto mulheres vão continuar sendo vítimas de violência pelo simples fato de serem mulheres?”, questionou a parlamentar, ao pedir “que esse e todos os crimes de feminicídio sejam elucidados com a maior rapidez e os culpados sejam punidos com todo rigor”.
Na Assembleia Legislativa de Alagoas, Cibele é autora da Lei Nº 8.135, de 7 de agosto de 2019 que veda a nomeação pelo Estado de condenados com base na Lei Maria da Penha. A partir da lei, somente depois de cumprida a pena, é que os condenados poderão voltar ao serviço público em funções comissionadas. A medida é extensiva a toda administração pública, direta e indireta, em todos os poderes do Estado.
Números
O Brasil ocupa o 5º lugar no ranking mundial de feminicídio, segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas pra os Direitos Humanos (ACNUDH).
Em 2019, o país teve um aumento de 7,3% no número de casos de feminicídio em comparação com 2018. Foram 1.314 mulheres mortas pelo fato de serem mulheres –média de uma a cada 7 horas, segundo levantamento feito pelo G1 com base nos dados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal. Os estados com a maior taxa de feminicídios são Acre e Alagoas: 2,5 a cada 100 mil.
Veja também
Últimas notícias
Polícia do Rio não consegue localizar Pedro, do BBB26
Banco do Nordeste sofre ataque hacker e suspende temporariamente Pix
Deputada Cibele Moura acompanha entrega da nova unidade da Oplit, na Ponta Verde: "Mais segurança para população"
Preso revela detalhes do plano para matar supervisor da base do CRB
Defensoria Pública leva atendimento jurídico gratuito ao Benedito Bentes nesta semana
Polícia Militar prende dois homens por violência doméstica em Penedo
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
