Na apuração do assassinato de juíza, Deputada Cibele Moura exige rigor
Parlamentar é autora da lei que veda a nomeação para cargos comissionados pelo Estado de Alagoas de condenados com base na Maria da Penha
“Que o assassinato da juíza Viviane Vieira do Amaral não fique impune e o autor desse crime bárbaro seja punido com o rigor da lei”, afirmou a deputada estadual Cibele Moura (PSDB), neste sábado (26), sobre o crime de feminicídio que vitimou a magistrada do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. A juíza foi morta pelo ex-marido, o engenheiro Paulo José Arronenzi, de 52 anos, na frente das três filhas na véspera do Natal. Ele foi preso em flagrante.
Para Cibele, é preciso dar um basta nessa chaga. “Até quanto mulheres vão continuar sendo vítimas de violência pelo simples fato de serem mulheres?”, questionou a parlamentar, ao pedir “que esse e todos os crimes de feminicídio sejam elucidados com a maior rapidez e os culpados sejam punidos com todo rigor”.
Na Assembleia Legislativa de Alagoas, Cibele é autora da Lei Nº 8.135, de 7 de agosto de 2019 que veda a nomeação pelo Estado de condenados com base na Lei Maria da Penha. A partir da lei, somente depois de cumprida a pena, é que os condenados poderão voltar ao serviço público em funções comissionadas. A medida é extensiva a toda administração pública, direta e indireta, em todos os poderes do Estado.
Números
O Brasil ocupa o 5º lugar no ranking mundial de feminicídio, segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas pra os Direitos Humanos (ACNUDH).
Em 2019, o país teve um aumento de 7,3% no número de casos de feminicídio em comparação com 2018. Foram 1.314 mulheres mortas pelo fato de serem mulheres –média de uma a cada 7 horas, segundo levantamento feito pelo G1 com base nos dados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal. Os estados com a maior taxa de feminicídios são Acre e Alagoas: 2,5 a cada 100 mil.
Veja também
Últimas notícias
Santana constrói nove creches e amplia investimento na educação
Troca de tiros deixa feridos no bairro da Cidade Universitária, em Maceió
Após crítica de Eudócia, Defensoria publica regras sobre atuação política
Integrante de quadrilha que roubava canetas emagrecedoras é preso em Maceió
Mãe e padrasto são presos em AL por estupro de criança de seis anos
Democracia está nas mãos do povo, não em palácios, diz Cármen Lúcia
Vídeos e noticias mais lidas
MP sugere caminhões frigoríficos para armazenar corpos de vítimas da Covid-19
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
