Anvisa alerta para venda de vacinas falsas contra covid-19 na web
Nenhuma vacina contra o coronavírus foi aprovada pela agência ainda

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) divulgou nota nesta quarta-feira, 13, alertando sobre a venda de vacinas contra a covid-19 na internet. No entanto, elas são falsas.
O órgão diz ter tomado conhecimento do golpe pela mídia. Segundo a nota, a Polícia Civil do DF está investigando os casos. As informações são da Agência Brasil.
A Anvisa reitera que não há, até o momento, qualquer vacina registrada ou autorizada em caráter emergencial. Neste último caso, a Anvisa ainda avalia os pedidos apresentados pelo Instituto Butantan e pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) para as respectivas vacinas. A decisão deve ocorrer em reunião neste domingo, 17.
A agência lembra ainda que, sem registro ou autorização para uso emergencial, uma vacina não pode ser comercializada. A aquisição de um medicamento sem registro ou autorização, acrescenta a nota, pode trazer riscos à saúde de quem toma a substância.
“Atenção, consumidores! A falsificação de medicamentos pode ocasionar danos irreversíveis à saúde, podendo levar a óbito, uma vez que não é possível verificar a segurança, a qualidade e a eficácia desses produtos”, diz o texto.
As vacinas deverão ser destinadas, ao menos inicialmente, ao SUS (Sistema Único de Saúde), onde serão distribuídas a estados e municípios por meio do Programa Nacional de Imunização.
“É preciso ressaltar que somente empresas devidamente certificadas pela Anvisa e licenciadas pela autoridade sanitária local poderão, quando for o caso, distribuir, fabricar, importar, transportar e aplicar as vacinas de covid-19 autorizadas. No caso de vacinas importadas, a norma sanitária prevê que a empresa importadora é responsável pela qualidade, eficácia e segurança dos lotes importados das vacinas”, conclui a nota.
A agência pede que os cidadãos denunciem à sua ouvidoria caso identifiquem tentativas de comercialização de medicamentos irregulares sem registro ou autorização do órgão.
Veja também
Últimas notícias

Arapiraquense sobe ao pódio no 2º Campeonato Open Brasil de Karatê-do em São Miguel dos Campos

Idoso de 92 anos é encontrado sem vida dentro de casa em Arapiraca

Clientes denunciam golpe após alugarem pousada em Passo de Camaragibe

Governo de Alagoas reforça segurança com entrega de novas aeronaves e viaturas

Homem embriagado vai parar no Cisp após ameaçar indivíduo com arma branca em Palmeira

Tarifaço dos EUA: Empresários criticam falta de avanço após reunião com governo
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
