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Prefeitura estabelece critérios de segurança para funcionamento do Parque de Diversões

A aprovação foi debatida tendo como regras prioritárias a segurança da população

Por Assessoria 20/01/2021 19h07
Prefeitura estabelece critérios de segurança para funcionamento do Parque de Diversões
Prefeitura estabelece critérios de segurança para funcionamento do Parque de Diversões - Foto: Assessoria

Um grupo de gestores da Prefeitura de Arapiraca se reuniu na tarde desta quarta-feira, 20, para traçar estratégias para liberação do Parque de Diversões, tradicional atração do período da Festa da Padroeira. O Comitê debateu a necessidade da implementação de novos critérios para o funcionamento tanto do parque, quanto das barracas no entorno, tendo em vista o período de pandemia.

A aprovação foi debatida tendo como regras prioritárias a segurança da população. Para isso, além do cumprimento do protocolo interno do Parque, que já detém o Selo Turismo Responsável, algumas novas determinações foram tomadas pelo Comitê.

Limite de público e de barracas


Uma das primeiras regras observadas será a obediência ao limite de público no interior do Parque, com a presença de fiscais no local. O número de barracas de alimentos com lanches também será reduzida, com área restrita e com proibição de cadeiras e mesas.

Para ter acesso ao local será feito um cadastramento da Casa do Empreendedor nesta quinta-feira, dia 21. Na sequência, a Vigilância Sanitária, que estará presente em todos os dias de funcionamento da festa, irá promover um treinamento com os ambulantes que receberão kits informativos sobre os protocolos em vigência, a exemplo do uso de máscara, distanciamento social e uso de álcool gel.

Participaram da reunião: os secretários Yale Fernandes, de Governo; Rosa Lira, de Desenvolvimento Econômico e Turismo; Wellington, de Cultura, Lazer e Juventude; Simone Romão, de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente; e Monica Nunes, de Comunicação.

Também estiveram presentes: o superintendente de iluminação, Fabiano Lúcio; o secretário adjunto da SEDUMA, Ricardo Vieira; o coordenador de Vigilância Sanitária, Diego Albuquerque; o fiscal Isac Nunes, e os técnicos João Paulo e Alberto Peixoto, da SMTT e Secretaria de Infraestrutura, respectivamente.

“Esse é o primeiro evento que acontece na cidade na atual gestão. Sabemos da tradição e importância da festa, mas a orientação do prefeito Luciano Barbosa é a de que tudo aconteça com muita responsabilidade e respeito às orientações sanitárias”, comentou Yale Fernandes.

Divulgação dos protocolos, instalação de disciplinadores e presença de fiscais em diversas áreas de atuação ligados à Prefeitura foram algumas das regras para aprovação do parque. “Estaremos presentes em toda a programação, atentos e sensíveis ao momento. A festa é importante, mas ela deve acontecer com muito cuidado. Afinal, chegou à vacina, mas ainda não para toda a população e a prudência é muito importante”, concluiu Rosa Lira.

Fluxo


O Comitê irá levar a conhecimento dos empresários as regras e orientações para o funcionamento, a fim de que o alvará seja emitido. Ficou estabelecido ainda a volta do fluxo de liberação de eventos. “Vamos implantar de novo um trabalho de parceria e cooperação entre a prefeitura e os demais órgãos, como Batalhão da Polícia Militar, Ministério Público e Corpo de Bombeiros, entre outros, para facilitar e organizar os eventos e festas em nossa cidade”, falou a secretária Simone Romão.