Governador assina ordem de serviço para construção da UPA do Jaraguá nesta quinta (21)
Cerimônia acontece às 10h, no terreno localizado ao lado da PF, onde a unidade será erguida
Depois de construir e manter, exclusivamente com recursos do Tesouro Estadual, duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) em Maceió, nos bairros Tabuleiro do Martins e Jacintinho, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) vai contar com uma unidade no bairro Jaraguá, ao lado da Superintendência da Polícia Federal de Alagoas. Nesta quinta-feira (21), às 10h, o govenador Renan Filho e o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, estarão no local onde o novo equipamento será erguido, quando será assinada a ordem de serviço para início das obras.
Orçada em R$ 6,2 milhões, a UPA do Jaraguá também será custeada com recursos próprios do Estado. Do tipo III, terá capacidade para atender até 350 pacientes por dia, totalizando 10.500 por mês. O diferencial da unidade é o serviço de tomografia computadorizada, assegurando assistência intermediária entre a Atenção Básica e a Média e Alta Complexidade.
A unidade de saúde será referência para moradores do I Distrito de Saúde, formado pelos bairros Poço, Ponta da Terra, Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca e Mangabeiras, além do próprio Jaraguá. A obra, segundo a Assessoria de Engenharia e Arquitetura da Sesau, tem previsão de conclusão para 120 dias após o início dos trabalhos.
Serviços ofertados – Além de contar com leitos de observação e de urgência, a UPA Jaraguá será referência nas áreas de clínica geral, pediatria, ortopedia e odontologia. Para isso, a unidade vai contar com um serviço de classificação de risco, sala de nebulização, consultórios, sala de gesso, laboratório, exames de raios-X, eletrocardiograma e um serviço de tomografia computadorizado, que será o seu diferencial.
Especializada em resolver parte das urgências e emergências, como pressão e febres altas, fraturas, cortes, derrame e infarto, a nova unidade de saúde irá funcionar 24 horas por dia, durante os sete dias da semana. Com isso, irá contribuir, assim como as UPAs do Tabuleiro e do Jacintinho, para desafogar o Hospital Geral do Estado (HGE), referência do atendimento de emergência a politraumatizados.
“As duas UPAs construídas e mantidas em Maceió pelo Estado já são exemplos de eficiência, resolutividade e atendimento humanizado, inclusive no enfrentamento da pandemia da Covid-19. Agora, com a UPA de Jaraguá, iremos ampliar um modelo que se consolidou e tornou-se referência em assistência médica de qualidade para a população da capital alagoana”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
