Aprovados em concurso acionam MP contra a prefeitura de Delmiro Gouveia
Município alega que lei complementar impede nomeação de efetivos durante a pandemia
Os aprovados no concurso público de Delmiro Gouveia encaminharam ao Ministério Público denúncia contra a prefeitura devido a falta de previsão para a nomeação deles no quadro de efetivos no serviço municipal. Na semana passada, o procurador do município, Ailton Paranhos, concedeu entrevista coletiva e informou que, devido a legislação vigente, a efetivação dos concursados não pode acontecer este ano.
"Encaminhamos denúncia para a Promotoria do município e estamos também consultando advogados, que afirmam que as justificativas apresentadas pelo procurador não estão respaldadas na lei", afirmou um dos aprovados no concurso. Ele pediu para ter o nome mantido sog sigilo para evitar possíveis retaliações.
O concurso público da prefeitura de Delmiro Gouveia foi organizado à pedido do Ministério Público, com o objetivo de reduzir a quantidade de trabalhadores contratados para exercer as funções. O edital abriu 196 vagas para várias áreas e as provas foram realizadas nos dias 03 e 04 de outubro de 2020. O resultado foi homologado no dia 23 de dezembro e, de acordo com os aprovados, o ex-prefeito Eraldo exonerou contratados e comissionados antes do fim de seu mandato, com o objetivo de agilizar a efetivação dos concursados.
"Um total de 1.363 pessoas: 526 comissionados e 837 contratados foram exonerados e nenhum concursado foi efetivado para cobrir a lacuna que foi deixada, em áreas como Educação, Saúde e outras que são muito importantes para o município", ressaltou.
No dia 04 de fevereiro, o procurador Ailton Paranhos afirmou que a prefeita Ziane Costa havia mandado preparar um cronograma para a nomeação dos concursados, mas diante de uma resolução encaminhada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) aos gestores municipais do país, voltou atrás. "O parecer afirma que é impossível aos atuais gestores que servidores sejam efetivados neste período de 2021, que poderia ser caracterizado uma infração do artigo que veda a geração de novas despesas", afirmou na coletiva, cujo vídeo está disponível nas redes sociais da prefeitura.
O artigo mencionado pelo procurador está na lei complementar nº173, de 27 de maio de 2020, que estabelece programa federativo de enfrentamento à pandemia. Segundo Paranhos, a lei "é taxativa sobre a impossibilidade de nomeação de qualquer tipo que seja" por criar uma despesa para o município. Em outra parte da entrevista, ele afirma que a nomeação dos contratados custaria à prefeitura de Delmiro R$ 400 mil por mês.
O concursado afirmou que todos os advogados consultados pelo grupo foram taxativos a respeito de a Confederação Nacional dos Municípios não ser órgão responsável por fazer esse tipo de recomendação aos gestores públicos e que mesmo a lei complementar usada como justificativa pelo procurador municipal está aberta a diferentes interpretações.
"Se houvesse realmente uma proibição legal para fazer a efetivação dos concursados, por que vários outros municípios vem fazendo nomeações? O procurador afirma que a decisão tem respaldo do Ministério Público, mas como pode isso se foi o mesmo Ministério Público que provocou a prefeitura para que o concurso fosse realizado?", questiona o concursado.
Últimas notícias
Imagens de câmeras de segurança mostram acidente que matou adolescente no Trapiche
Renato Filho leva combate às bets para o Congresso Nacional
Galba Novaes visita Campestre e Colônia Leopoldina e relembra ações nos municípios
Flávio pede prisão de servidor do Planalto por caso Nossa Senhora Aparecida
'Se quiser ganhar dinheiro, ache um jeito honesto' diz Lula após proibir bet
Alagoas proíbe venda de bebidas alcoólicas no dia das eleições
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
