Viral

Vovó 'tiktoker' da PB é vacinada contra Covid-19 na véspera do aniversário de 100 anos

Vídeo da vacinação foi compartilhado nas redes sociais e comoveu os seguidores que acompanham a rotina da idosa

Por G1 PB 18/02/2021 09h09 - Atualizado em 18/02/2021 09h09
Vovó 'tiktoker' da PB é vacinada contra Covid-19 na véspera do aniversário de 100 anos
Influenciadora da PB é vacinada contra Covid-19 um dia antes do aniversário de 100 anos - Foto: Iury Leonardo/Arquivo pessoal

Aos 100 anos de idade, Maria Cota da Silva está bem inserida no universo digital e conta com mais de 166 mil seguidores em um perfil na rede social TikTok. A pandemia de Covid-19 não deixou que “Cotinha Show”, como a paraibana é conhecida na web, tivesse uma festa para celebrar a passagem por um século de vida. Mas, um dia antes do aniversário comemorado na última quinta-feira (11), ela recebeu um presente valioso: a primeira dose da vacina contra a Covid-19.

O momento foi compartilhado na internet. O vídeo em que Maria Cota recebe a vacina comoveu os seguidores dela. No perfil do Instagram, que tem mais de 22 mil seguidores, Vovó Cotinha, como também é carinhosamente chamada, ainda recebeu felicitações pelo aniversário de 100 anos.

A idosa não foi infectada pelo novo coronavírus, assim como os integrantes da família que moram na mesma casa que ela, em Monteiro, no Cariri da Paraíba. Na residência, todos reforçam as medidas de prevenção à doença, como forma manter a boa saúde da matriarca. No prazo de até 28 dias, ela deve receber a segunda dose do imunizante.

As redes sociais de Maria Cota são administradas por Iury Leonardo da Silva, de 30 anos, que também grava e publica os momentos que fazem parte da rotina da avó. A criação de conteúdo começou há cerca de três anos e, no TikTok, o número seguidores da idosa já ultrapassa em mais de cinco vezes o número de habitantes da cidade onde ela mora, Monteiro, que tem uma população de pouco mais de 30 mil pessoas.

Vó Cotinha não entende muito bem como a internet funciona. Por isso, todos os vídeos dela refletem a naturalidade do dia a dia. A espontaneidade, contudo, é a marca carimbada da influenciadora.

Cotinha Show não fala de moda, beleza, política ou alimentação. Ela apenas vive a simplicidade de ser quem é. E foi assim idosa conquistou milhares de internautas.

"O pessoal dá bom dia a ela, deixa mensagens. Dizem que ela parece com a mãe ou com a avó", relatou o neto ao detalhar o carinho dos seguidores.

Por trás das câmeras, avó e neto dividem momentos que são vividos, mas não são compartilhados. Apesar da rotina corrida de cuidados, o dia deles só começa quando Maria Cota dá a bênção para Iury.

"Deus lhe abençoe. Nossa Senhora das Dores lhe proteja e dê muita saúde e muitos anos e vida", diz a idosa diariamente ao neto.

A primeira aplicação de vacina no Brasil após aprovação da Anvisa completou um mês nessa quarta-feira (17). A campanha de vacinação contra a Covid-19 na Paraíba teve início no dia 19 de janeiro, e, no mesmo dia, a primeira moradora de Monteiro, uma enfermeira, foi imunizada.

A enfermeira Marineide Rodrigues Gouveia Ferreira, de 60 anos, foi a primeira pessoa a se vacinar contra a doença no estado. A profissional de saúde, inclusive, já recebeu a segunda dose do imunizante.

De acordo com o último balanço divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), pelo menos 94.732 doses de uma das vacinas contra a Covid-19 foram aplicadas, sendo que 90.111 pessoas foram vacinadas com a primeira dose e 4.621 com a segunda.