Bolsonaro nomeia General Heleno e Skaf para Conselho da República
Colegiado foi criado em 1990 para tratar de questões relevantes para a estabilidade das instituições democráticas
O presidente da República, Jair Bolsonaro, nomeou o ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), Augusto Heleno, e o presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), o empresário Paulo Skaf, como membros titulares do Conselho da República.
Também foram nomeados para compor o colegiado o ministro interino da Secretaria-Geral, Pedro Cesar de Sousa, e o deputado federal Vitor Hugo (PSL-GO) como suplentes de Heleno e Skaf no colegiado, respectivamente. As nomeações foram publicadas no DOU (Diário Oficial da União).
O Conselho da República é um órgão superior de consulta do presidente da República, criado pela Lei 8.041 de 1990 para se pronunciar sobre intervenção federal, estado de defesa, estado de sítio e questões relevantes para a estabilidade das instituições democráticas.
O órgão é dirigido pelo presidente da República e é composto também pelo vice-presidente da República, os presidentes da Câmara e do Senado, os líderes da maioria e da minoria na Câmara e no Senado, o ministro da Justiça e seis cidadãos brasileiros maiores de 35 anos de idade.
Desse total de seis cidadãos brasileiros, dois titulares e seus suplentes são definidos pelo presidente da República, que é o caso das nomeações desta sexta-feira. Os outros quatro titulares e suplentes ficam a cargo do Senado e da Câmara. Todos têm mandato de três anos e é vedada a recondução.
De acordo com a lei, o Conselho da República se reunirá por convocação do presidente da República e suas audiências serão realizadas com o comparecimento da maioria dos conselheiros.
Veja também
Últimas notícias
Agreste Saneamento conquista dois prêmios nacionais por boas práticas
Ex-gerente de academia na Ponta Verde é presa pela morte da gata Camila Regina
Foragido da Justiça é preso com drogas dentro de casa em Arapiraca
Filho diz que condenação traz alívio à família: 'Vou conseguir dormir em paz'
Projeto de incentivo à leitura precisa urgente da doação de livros e revistas
Polícia Civil investiga homicídio de homem no Benedito Bentes, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Governo de Alagoas inicia cobrança pelo uso de água de rios e poços no estado
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
[Vídeo] Polícia Civil divulga imagens da perseguição ao Guarda Municipal morto em Teotônio Vilela
Morador de Arapiraca está no interior de SP e quer voltar para Alagoas
