Para tentar aplacar altas, Bolsonaro zera impostos federais sobre diesel e gás
O anúncio foi feito mesmo dia em que a Petrobras anunciou um aumento de 15% no combustível
O presidente Jair Bolsonaro afirmou na noite desta quinta-feira (18) que vai zerar, por dois meses, os impostos federais sobre o diesel. O anúncio foi feito mesmo dia em que a Petrobras anunciou um aumento de 15% no combustível e representa um aceno aos caminhoneiros, que ameaçam fazer uma nova paralisação.
Bolsonaro também indicou que deverá zerar os impostos do gás de cozinha "ad eternum". Hoje, o botijão de gás é negociado a preços recorde, próximos a R$ 90 – e apenas 3% do valor (cerca de R$ 2,70) são de impostos federais, segundo a Petrobras.
"Temos agora que achar uma maneira de mostrar à população quanto é o ICMS de cada estado e sobra, então, uma margem de lucro da distribuidora, né, e o valor da distribuição", disse o presidente, durante live com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.
Já sobre o diesel, o discurso foi diferente: "O que ficou decidido: não haverá qualquer imposto federal no diesel", explicou o presidente, que se justificou. "Por que por dois meses? porque nesses dois meses vamos estudar uma maneira definitiva de buscar zerar esse imposto no diesel", disse.
O presidente disse considerar os aumentos excessivos, mas que "não pode nem iria" interferir na estatal. Porém, Bolsonaro deixou um recado no ar: "se bem que alguma coisa vai acontecer na Petrobras nos próximos dias. Você tem que mudar alguma coisa, vai acontecer."
O presidente da República pode, por decreto, alterar a incidência de impostos. Nos combustíveis, os principal incidente é o PIS/Cofins.
Segundo a Petrobras, o aumento "é fundamental para garantir que o mercado brasileiro siga sendo suprido sem riscos de desabastecimento". Em 49 dias de 2021, o combustível já registrou aumento de 37,7%.
Apesar de os preços da gasolina também estarem aumentando, o presidente não anunciou medidas de controle sobre o produto. Nesta quinta-feira, a Petrobras – que tem o monopólio do refino do combustível – aumentou em 10,2% o preço da gasolina. No ano, já são 34,78% de alta.
Últimas notícias
Secretaria do Trabalho divulga 3.643 vagas de emprego esta semana no Sine Alagoas
Em várias capitais, manifestantes vão às ruas contra PL da Dosimetria
Arapiraquense tem órgãos doados após morte por AVC e salva cinco vidas
Imagens mostram chegada de Policial Militar que matou enfermeiro em motel de Arapiraca
Zambelli renuncia mandato e Hugo Motta convoca suplente
Furto de cabos elétricos afeta abastecimento de água em Palmeira dos Índios e Quebrangulo
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
