Deputada vai propor auxílio emergencial para atingidos por enchentes no Acre
O auxílio emergencial foi criado em meio à pandemia de covid-19
A deputada federal Perpétua Almeida (PC do B-AC) deve apresentar nesta segunda-feira (22) projeto que destina um auxílio emergencial extraordinário aos afetados pelas enchentes no Acre. De acordo com a Defesa Civil do estado, centenas de famílias foram atingidas pelas enchentes e milhares estão desabrigados.
Ao Congresso em Foco, a parlamentar relatou que várias regiões estão ilhadas e só podem ser acessadas por avião, que muitas vezes não conseguem circular pelo mau tempo. De acordo com ela, dos cerca de 800 mil habitantes do estado, em torno de 120 mil foram afetados pelas chuvas, muitos deles perderam tudo. "Em Tarauacá, uma das cidades que mais chove no Brasil, cerca de 80% da cidade está alagada", conta.
Perpétua afirma que quer apresentar o projeto nesta segunda, para que na quarta-feira (24), quando o presidente Jair Bolsonaro deve visitar o estado, o tema já esteja em discussão. No Acre, Bolsonaro recebeu mais de 77% dos votos nas eleições de 2018.
O auxílio emergencial foi criado em meio à pandemia de covid-19 e foi pago apenas até dezembro. Porém, com o prolongamento da crise sanitária, o benefício deve ser retomado.
No último dia 16 foi decretado estado de emergência no Acre, que, além da cheia dos rios, enfrenta ao menos outras três crises: um surto de dengue hemorrágica, aos altos índices de casos de covid-19 e ainda a crise migratória, principalmente de haitianos que ingressam no país.
A deputada afirma que o município de Assis Brasil, que tem cerca de 7 mil habitantes, abriga quase 500 imigrantes estrangeiros. A maioria, afirma, entra no Brasil pelo Acre com o objetivo de chegar ao Peru. Em Assis Brasil fica a ponte de integração Brasil-Peru.
Últimas notícias
Prefeitura divulga programação completa para o Girau Folia 2026
Governo pode acelerar debate sobre fim da escala 6x1 enquanto PEC avança na Câmara
Secretaria de Agricultura de Maragogi realiza abertura do Ano Rural com agricultores e lideranças da zona rural
Jovem trans de 18 anos é identificada como autora de ataque a tiros em escola no Canadá
PF pede a Fachin suspeição de Toffoli no inquérito do Banco Master
Educação prorroga prazo de chamada pública para agricultura familiar até 23 de fevereiro
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
